Último lote de restituição do Imposto de Renda é pago a 1,2 milhão de contribuintes, incluindo anos anteriores.

Cerca de 1,2 milhão de contribuintes que realizaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa estão comemorando nesta sexta-feira (29) o recebimento do último lote de restituição referente ao ano de 2023. Além disso, esse lote também abrange restituições residuais de anos anteriores.

Aqueles que estavam aguardando ansiosamente pela restituição, mas não a receberam até o momento, acabaram caindo na famosa “malha fina”. O pagamento está sendo efetuado diretamente na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda, ou então na chave Pix associada ao CPF do contribuinte. Caso o nome do contribuinte não esteja na lista de beneficiados, será necessário acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Caso exista alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar pelos próximos lotes residuais.

Ao todo, a Receita Federal está desembolsando um valor total de R$ 1,96 bilhão para 1.261.100 contribuintes. Desse montante, aproximadamente R$ 507,78 milhões (26%) são destinados aos contribuintes que possuem prioridade no reembolso.

A maioria dos contribuintes contemplados neste quinto lote, cerca de 1.027.838 pessoas, não faz parte da lista de prioridades, porém, entregaram a declaração até o dia 15 de setembro. Esse é o primeiro lote que inclui os contribuintes que enviaram a declaração após o prazo estabelecido em 31 de maio.

Dentre os contribuintes considerados prioritários, a maioria optou por informar a chave Pix associada ao CPF na declaração do Imposto de Renda, o que garantiu a prioridade no recebimento. Essa foi uma novidade implementada neste ano e se mostrou eficiente, com 141.577 pessoas utilizaram essa forma de pagamento. Os demais contribuintes prioritários são compostos por 7.402 idosos acima de 80 anos, 57.572 pessoas entre 60 e 79 anos, 6.847 contribuintes com deficiência ou doença grave, e 19.864 profissionais que possuem o magistério como sua principal fonte de renda.

A consulta sobre a restituição já estava disponível desde o último dia 22, podendo ser realizada no site oficial da Receita Federal ou no aplicativo para tablets e smartphones. Aqueles que tiverem problemas relacionados ao depósito em conta, como por exemplo, a desativação da conta informada, poderão resgatar o valor disponível por um período de até um ano no Banco do Brasil. Para isso, é possível agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco.

Caso o contribuinte não resgate o valor da restituição após um ano, será necessário requerer o valor no Portal e-CAC. Ao acessar a página, o contribuinte deve acessar o menu de Declarações e Demonstrativos, em seguida, clicar em Meu Imposto de Renda e, por fim, preencher o campo destinado a solicitar a restituição não resgatada na rede bancária.

Essa é uma ótima notícia para todos os contribuintes que aguardavam ansiosamente pela restituição do Imposto de Renda, garantindo um alívio financeiro para muitos brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo