Afastado professor da Unicamp acusado de agredir estudantes com uma faca; pedidos pela exoneração aumentam

Na manhã de terça-feira (3), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o professor Rafael de Freitas Leão foi acusado por estudantes de agredi-los e ameaçá-los com uma faca. Após esse incidente, o Conselho Interdepartamental do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) divulgou uma nota informando que o docente será afastado das atividades didáticas no segundo semestre deste ano. O órgão também lamentou e repudiou os atos de violência cometidos pelo professor.

Os advogados de Rafael, ao serem questionados sobre a decisão do afastamento, argumentaram que consideram o afastamento prematuro, sem uma análise aprofundada da situação que ocorreu. Porém, a medida já foi tomada e o professor não ministrará aulas no próximo semestre.

O IMECC revelou que, na segunda-feira (2), sugeriu aos docentes que considerassem a suspensão das aulas no dia seguinte, devido à paralisação dos estudantes. Porém, Rafael não acatou essa sugestão.

A reação dos estudantes à agressão do professor foi rápida. Eles iniciaram uma paralisação nesta quarta-feira (4), exigindo a exoneração do docente. Os institutos e centros acadêmicos da universidade devem se reunir ao longo do dia para definir os detalhes dessa greve.

Segundo relatos dos estudantes, a confusão começou por volta das 7h, quando eles estavam visitando as salas para convocar outros alunos para a paralisação. O professor teria pedido que saíssem, o que gerou o desentendimento. Um dos estudantes, Gustavo Bispo, afirmou que o docente o agrediu e ele teve que se defender com uma mesa para conseguir escapar.

Depois disso, o prédio foi cercado pelos estudantes e a segurança foi acionada. Durante a confusão, o professor teria jogado spray de pimenta no rosto dos estudantes. Além disso, ele teria levantado uma faca e tentado esfaquear um aluno, mas não há informações sobre feridos.

Rafael afirmou à polícia que em 2016 sofreu ameaças de alunos e, por isso, passou a carregar um spray de pimenta e uma faca para se defender. Ele justificou suas ações dizendo que foi empurrado por um aluno e agiu em legítima defesa. Contou que usou o spray de pimenta por medo de ser linchado.

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) manifestou repúdio às atitudes do professor e afirmou que serão aplicados os procedimentos administrativos e legais necessários. O caso foi registrado no plantão policial como lesão corporal e incitação ao crime.

A Reitoria da Unicamp também repudiou os atos de violência e disse que a conduta do docente será investigada por meio dos procedimentos administrativos adequados. A universidade destacou a importância da serenidade e calma para tratar os conflitos de forma adequada.

É fundamental destacar que o presente texto é baseado em informações divulgadas em uma matéria e todas as informações devem ser devidamente checadas antes de serem consideradas como verídicas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo