Brasil convoca 322 atletas para os Jogos Parapan-Americanos em Santiago, Chile, em 2023.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta terça-feira (10) a última relação de atletas convocados para os Jogos Parapan-Americanos que serão realizados em Santiago, no Chile, entre os dias 17 e 26 de novembro. Com essa convocação, o Brasil será representado por uma delegação de 322 atletas de 17 modalidades, além de nove atletas-guia, três calheiros e dois goleiros.

A convocação dos atletas que defenderão o país nos Jogos Parapan-Americanos foi feita ao longo de três semanas e, nesta terça-feira, foram divulgados os nomes de 38 atletas de natação e sete de tiro esportivo. Antes disso, já haviam sido anunciados os convocados de outras modalidades como atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol PC, futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa e tiro com arco.

A natação é a modalidade que conta com o segundo maior número de atletas na convocação, com 21 homens e 17 mulheres, ficando atrás apenas do atletismo, que terá 60 representantes. Entre os convocados estão nomes conhecidos como Carol Santiago, Gabriel Araújo, Gabriel Bandeira e Talisson Glock, campeões paralímpicos e mundiais em suas respectivas categorias. O técnico-chefe da seleção brasileira de natação paralímpica, Leonardo Tomasello, ressaltou a força do grupo de nadadores e afirmou que a expectativa é que todos voltem com medalhas e superem o desempenho do último Parapan.

No tiro esportivo, que fará parte do programa dos Jogos Parapan-Americanos pela segunda vez na história, o Brasil convocou sete atletas, com destaque para Alexandre Galgani, único representante do país nos Jogos de Tóquio.

Com a convocação completa, o CPB disponibilizou a relação de todos os atletas convocados em seu site, dividida por modalidade. Os atletas agora terão mais alguns dias para se prepararem antes de embarcarem rumo ao Chile, onde vão representar o Brasil e buscar conquistas e medalhas nos Jogos Parapan-Americanos.

É importante ressaltar que essa competição é de grande importância para o esporte paralímpico brasileiro, pois além de proporcionar um ambiente de alto rendimento para os atletas, também é uma oportunidade de visibilidade e incentivo para a modalidade. Por isso, a torcida brasileira estará forte e unida para apoiar os atletas e comemorar cada conquista alcançada durante os Jogos Parapan-Americanos em Santiago.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo