Exército israelense bombardeia cidades fronteiriças do Líbano após tentativa de infiltração em Israel

No final da tarde desta sexta-feira (13), o Exército israelense lançou ataques nos arredores de diversas cidades fronteiriças localizadas no sul do Líbano. De acordo com informações de fontes de segurança libanesas, os bombardeios ocorreram logo após uma explosão na cerca fronteiriça entre os dois países.

Uma das fontes de segurança afirmou que os ataques foram uma resposta a uma “tentativa de infiltração” em Israel. Após a tentativa, foram registrados disparos na fronteira, conforme indicou o canal do Hezbollah libanês, Al Manar.

O Exército israelense justificou os bombardeios alegando que ocorreram após uma explosão que causou apenas “danos leves” na cerca fronteiriça. Em comunicado, as forças de segurança israelenses afirmaram que estão respondendo com fogo de artilharia contra o território libanês.

Segundo correspondentes da AFP na região, os ataques israelenses foram direcionados às cidades de Dhayra e Alma al Shaab. Além disso, também atingiram um posto do Exército libanês em Dhayra, de acordo com outra fonte de segurança.

Essa série de incidentes na fronteira entre Israel e Líbano é a mais recente após a ofensiva do movimento islâmico palestino Hamas em solo israelense no último sábado. Enquanto o Hamas e Israel trocam disparos pelo sétimo dia consecutivo, esses confrontos têm se intensificado.

No sábado passado, centenas de homens armados do Hamas invadiram Israel através de Gaza, resultando na morte de mais de 1.300 pessoas, sendo a maioria delas civis. Como resposta, Israel bombardeou alvos do Hamas na Faixa de Gaza, causando a morte de aproximadamente 1.800 pessoas.

As tensões na região só se agravam, colocando em risco a vida de milhares de pessoas. A comunidade internacional precisa intervir e buscar uma solução pacífica para esse conflito, que já gerou uma escalada de violência e um número alarmante de vítimas.

+[Leia mais](https://www.folhape.com.br/noticias/putin-compara-cerco-inaceitavel-de-gaza-com-cerco-nazista-a/296539/) sobre a guerra no Oriente Médio e [saiba também](https://www.folhape.com.br/noticias/disputa-acirrada-em-segundo-turno-presidencial-do-equador-marcada-por/296536/) sobre a disputa acirrada em segundo turno presidencial do Equador, marcada por violência do narcotráfico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo