A incrível língua do gato: Como as papilas em formato de espinhos ajudam na alimentação e higienização dos felinos.

O órgão muscular crucial para a alimentação, hidratação e higienização de felinos ganhou destaque em um vídeo publicado no Instagram pelo técnico veterinário Peter Carlos, da Flórida, nos Estados Unidos. No vídeo, é possível observar com detalhes como é a língua de um gato. As papilas que cobrem o órgão muscular podem ser comparadas a pelos, mas sua estrutura é mais parecida com as unhas dos felinos.

Feitas de proteína e queratina, as papilas são fundamentais para o ritual de higiene dos gatos, que tomam banho com lambidas. Além disso, na natureza, os felinos também utilizam as papilas para auxiliar na hora de separar a carne de suas presas dos ossos. Quando o animal bebe água, as papilas agem como estrutura mecânica para transporte do líquido para a boca, o que aumenta a quantidade de água ingerida a cada gole.

O revestimento da língua cumpre funções mecânicas e gustativas especializadas. Segundo o pesquisador Cristiano de Oliveira Schuingues, da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), as variações morfológicas da língua de felinos podem estar relacionadas com o tipo de alimentação e adaptação do animal às condições ambientais. Predadores, os gatos fazem uso das papilas na alimentação para um maior aproveitamento de suas presas. Na natureza, não há sobras, já que o animal não é capaz de prever quando fará sua próxima refeição.

Além disso, as estruturas também são usadas na limpeza, já que os felinos são, em sua maioria, independentes e se higienizam por conta própria.

O vídeo que mostra a língua do gato revela a ação de um órgão complexo e especializado para atender às necessidades dos felinos em relação à alimentação e higiene. Compartilhado amplamente nas redes sociais, o conteúdo oferece aos donos de gatos mais informações sobre o funcionamento do corpo dos animais e como podem auxiliá-los na manutenção da saúde. A curiosidade sobre os detalhes da língua dos gatos também desperta um novo olhar para a fisiologia dos animais e como eles se adaptam ao seu ambiente e estilo de vida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo