Amputações por diabetes no Brasil aumentam e atingem média de 28 cirurgias por dia, alertam especialistas

O Diabetes é considerado um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, e dados recentes do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram a gravidade da situação. Entre janeiro e agosto de 2023, o SUS registrou 6.982 amputações de membros inferiores por causa do diabetes, o que equivale a uma média de mais de 28 ocorrências por dia. Isso representa um aumento significativo em relação aos anos anteriores, com 10.168 amputações realizadas em 2022, um aumento de 3,9% em relação a 2021.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a doença já é considerada a principal causa de amputações não traumáticas em membros inferiores no país. Levimar Araújo, presidente da SBD e portador de diabetes tipo 1, ressalta que o problema está se agravando e que é preciso combater as principais causas, como o diabetes e o tabagismo. A SBD também alerta que cerca de 13 milhões de pessoas com diabetes têm úlceras nos pés, conhecidas como “pés diabéticos”, que podem levar à necessidade de amputações.

A preocupação com o aumento das amputações provocadas pelo diabetes levou a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) a fazer um alerta sobre a gravidade da situação. O presidente da ABTPé, Luiz Carlos Ribeiro Lara, considera o pé diabético um problema grave e com consequências devastadoras devido às úlceras que podem resultar em amputações de dedos, pés ou pernas.

Ainda segundo a ABTPé, pacientes com diabetes mellitus do tipo 1 e tipo 2 estão sujeitos a essa complicação. A Associação alerta para a importância da prevenção e do cuidado com os pés, especialmente para evitar lesões ou feridas que possam levar a amputações.

Para chamar a atenção para essa questão, o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, destaca a necessidade de educação e informação sobre a doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu como tema da campanha em 2023: “Educação para Proteger o Futuro”, destacando a importância de melhorar o acesso à informação sobre o diabetes para profissionais de saúde e pessoas com a doença.

A neuropatia periférica provocada pelo diabetes é apontada como uma das causas das amputações, devido à perda de sensibilidade nos pés. A neuropatia dificulta a percepção de lesões ou feridas, o que pode levar a complicações graves. A diretora da ABTPé, Jordanna Maria Pereira Bergamasco, ressalta a importância do cuidado e atenção aos pés das pessoas com diabetes para evitar lesões que possam levar a amputações.

Um exemplo trágico do impacto do diabetes e suas complicações é o caso de Marilena Pereira, que faleceu devido a uma infecção generalizada causada por uma ferida no pé. Diagnosticada com diabetes em 2007, Marilena não seguiu as orientações médicas e acabou sofrendo diversas complicações, incluindo a perda da visão e fraturas. Sua filha, Amanda Pereira, destaca a importância do cuidado e do acompanhamento para prevenir as complicações do diabetes.

A prevenção e o cuidado com os pés são fundamentais para evitar as amputações causadas pelo diabetes. A diretora da ABTPé, Jordanna Maria Pereira Bergamasco, ressalta a importância de cuidados como exames visuais periódicos, escolha de calçados adequados, hidratação e verificação de lesões nos pés. O Ministério da Saúde também destaca a importância da promoção da saúde e da prevenção de doenças, incluindo ações de acompanhamento nutricional e estímulo à prática de atividades físicas.

Diante do cenário preocupante das amputações causadas pelo diabetes, é fundamental que a sociedade e as autoridades de saúde redobrem os esforços para informar e conscientizar a população sobre a importância do cuidado e prevenção do diabetes, visando assim a redução dessas graves complicações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo