Brasil conquista mais nove medalhas de ouro na natação paralímpica do Parapan de Santiago (Chile) e mantém liderança no quadro de medalhas.

A natação paralímpica brasileira segue brilhando no Parapan de Santiago, no Chile. Nesta terça-feira (21), foram conquistadas nove medalhas: sete de ouro, uma de prata e uma de bronze. Desde o início das competições, no último sábado (18), o Brasil já assegurou 62 medalhas, sendo 34 de ouro, 15 de prata e 13 de bronze. Com isso, o país mantém a liderança do quadro de medalhas, seguido pelos Estados Unidos e pela Colômbia.

O destaque do dia foi o catarinense Talisson Glock, de 28 anos, que quebrou o recorde da prova dos 400m livre da classe S6 ao completar a prova em 5min05s67, superando o cubano Lorenzo Perez, que detinha o recorde desde o Parapan de Toronto, em 2015. Glock entrou no movimento paralímpico após perder a perna e o braço em um atropelamento aos nove anos de idade.

Além disso, tivemos uma dobradinha brasileira nos 200m medley da classe SM1, com Wendell Belarmino conquistando o ouro e José Perdigão ficando com o bronze. Gabriel Araújo também se destacou, garantindo sua segunda medalha de ouro nesta edição do Parapan ao vencer a prova dos 200m livre classe S2, com direito a recorde parapan-americano.

A noite foi encerrada com mais três conquistas de ouro para o Brasil. A pernambucana Carol Santiago levou o ouro nos 100m peito SB12, enquanto Estephany Oliveira venceu nos 200m medley e o quarteto formado por Carol Santiago, Lucilene Souza, Douglas Matera e Wendell Belarmino conquistou o ouro nos 4x100m medley misto 49 pontos.

Com esses resultados, a natação paralímpica brasileira continua se mostrando como uma força dominante no Parapan de Santiago, consolidando seu favoritismo e proporcionando grandes momentos de emoção e superação. A delegação brasileira segue em busca de mais conquistas e segue sendo motivo de orgulho para o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo