Conheça as raças brasileiras de cães: Rastreador Brasileiro, o cão de grande porte com faro apurado

Raças de cães criadas no Brasil: conheça o rastreador brasileiro

No vasto território brasileiro, várias raças de cães são reconhecidas pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) devido às suas características únicas que se adequam ao clima e às necessidades do país. Ao todo, são seis raças brasileiras reconhecidas pela entidade, incluindo o rastreador brasileiro, fila brasileiro, terrier brasileiro, buldogue campeiro, ovelheiro gaúcho e veadeiro pampeano.

Nesta matéria, vamos focar na raça rastreador brasileiro, uma criação que se destaca pela sua habilidade de rastreamento e pelo seu papel em operações de busca e salvamento, principalmente com os bombeiros, onde a raça se tornou um animal extremamente eficaz. A raça foi desenvolvida nos anos 1950 por Oswaldo Aranha Filho, visando ajudar caçadores a localizar e rastrear presas no centro-norte do Brasil, com um faro apurado, urro alto e uma resistência excepcional ao clima e ao terreno do local.

Além de suas habilidades de rastreamento, o rastreador brasileiro também tem qualidades domésticas notáveis. São animais tranquilos, dóceis, alegres e apegados aos seus tutores, com um comportamento discreto na presença de estranhos.

A raça foi desenvolvida através de uma seleção genética a partir de outras raças, especialmente o foxhound americano, e é considerada uma evolução do antigo “urrador brasileiro”. O rastreador brasileiro é de grande porte, pesando entre 20kg e 30kg, com corpo esguio, pelagem curta bicolor na maior parte do corpo e características físicas que se adaptam perfeitamente à vida no interior do Brasil.

A raça passou por um período difícil nos anos 1970, quando uma epidemia de piroplasmose causou a morte de muitos animais, levando à exclusão da raça do rol da FCI. No entanto, nos anos 2000, um grupo de criadores se uniu para revitalizar, selecionar e reconstruir a raça, o que resultou no reconhecimento do rastreador brasileiro pela FCI mais uma vez.

Atualmente, o Brasil conta com criadores da raça em diversos estados, especialmente na região centro-norte. A cinofilia, que é o estudo e criação de raças de cães, é orientada e dirigida pela CBKC, que garante a manutenção da raça e o bem-estar dos animais.

O resgate e revitalização do rastreador brasileiro demonstram o compromisso dos criadores e entusiastas da raça, que se empenharam em preservar as características únicas desses animais. A persistência e a dedicação desses criadores garantiram novamente o reconhecimento e a preservação de uma raça que faz parte da história do Brasil.

Portanto, o rastreador brasileiro é um exemplo marcante do potencial e da importância das raças de cães brasileiras, que contribuem não apenas para a cinofilia, mas também para a cultura e identidade do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo