Senadora Teresa Leitão defende regulação e adoção da cannabis medicinal no país em discurso no plenário do Senado.

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) defendeu a regulação do uso da cannabis medicinal no território nacional durante um discurso no plenário. Ela destacou que o assunto ainda é alvo de muitos preconceitos que precisam ser enfrentados. Leitão fez referência a uma nota técnica recente da Fiocruz que reconhece as propriedades terapêuticas de canabinóides no tratamento de sintomas de diversas enfermidades e condições, como dor crônica, epilepsia refratária, esclerose múltipla, efeitos colaterais da quimioterapia, doença de Parkinson, entre outros.

A senadora enfatizou a importância de produzir políticas públicas baseadas em evidências científicas e avançar na regulação para garantir que esses medicamentos sejam produzidos pela indústria nacional e distribuídos de forma segura, eficaz e assegurada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela ressaltou a existência de projetos tramitando no Senado com o mesmo propósito e defendeu que eles entrem na pauta para discussão.

Leitão ainda mencionou a importância de ampliar a capacitação de médicos e profissionais de saúde para que estejam atualizados e bem informados sobre o tema, permitindo que possam prescrever e tratar seus pacientes com mais confiança.

Além disso, a senadora lembrou que existe legislação em alguns estados, como em Pernambuco, que sancionou uma lei no ano passado sobre o cultivo e processamento da cannabis para fins medicinais, veterinários e científicos. Ela frisou que já são 14 estados e 11 municípios que possuem leis locais sobre o tema, reforçando a necessidade de uma legislação federal para o assunto.

“Que possamos garantir o direito à saúde com segurança, eficácia, seriedade e sem tabus”, concluiu Teresa Leitão.

A discussão sobre a regulação da cannabis medicinal tem ganhado destaque no cenário político, com diferentes opiniões e posicionamentos sobre o tema. O debate em torno da legalização e regulamentação do uso terapêutico da cannabis é importante e levanta questões sobre acesso à saúde, eficácia de tratamentos e políticas públicas embasadas em evidências científicas.

A iniciativa da senadora Teresa Leitão em trazer a discussão para o plenário tem o objetivo de fomentar um diálogo amplo e embasado sobre o assunto, visando encontrar caminhos para a regulamentação da cannabis medicinal no país. A necessidade de políticas públicas que garantam acesso seguro, eficaz e igualitário a tratamentos à base de cannabis medicinal é uma questão que merece atenção e análise aprofundada por parte dos legisladores e especialistas da área da saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo