Receita Federal pagará R$ 762,9 milhões a 358 mil contribuintes que acertaram as contas com a malha fina do Imposto de Renda.

Mais de 350 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e acertaram as contas com a Receita Federal terão um alívio no bolso nesta quinta-feira (30). O órgão está liberando um total de R$ 762,9 milhões correspondentes a mais um lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física.

Segundo as informações divulgadas, o pagamento será feito diretamente na conta informada na declaração do Imposto de Renda. No total, 358.737 contribuintes que declararam em anos anteriores foram contemplados, dos quais 5.774 têm mais de 80 anos, 58.060 têm entre 60 e 79 anos, 6.654 possuem alguma deficiência física, mental ou doença grave, e 14.863 têm o magistério como principal fonte de renda.

Além disso, 129.019 contribuintes sem prioridade legal também serão beneficiados neste lote, por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou por terem optado por receber a restituição por meio de Pix. Por fim, 144.367 contribuintes não prioritários também receberão a restituição do Imposto de Renda.

A consulta para verificar se o nome está na lista de contemplados foi aberta no último dia 22 na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Para os contribuintes que não encontrarem seus nomes na lista, a recomendação é entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Caso haja pendências, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

É importante ressaltar que, se por algum motivo a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco.

Por fim, caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição após um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”. É importante estar atento a todas essas informações para garantir o recebimento da restituição do Imposto de Renda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo