Série de fortes terremotos faz Filipinas emitir alerta de tsunami e deixar pelo menos duas pessoas mortas.

Um terremoto de magnitude 6,9 ocorreu na costa sul das Filipinas na madrugada de segunda-feira (4) e noite de domingo no Brasil. Esse foi o segundo terremoto de uma série de abalos sísmicos fortes na região, que iniciou com um terremoto no sábado, que causou pelo menos duas mortes e um alerta de tsunami.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o novo terremoto ocorreu perto das 4h locais a uma profundidade de 30 km e a cerca de 72 km do município de Hinatuan, na ilha de Mindanao. Além disso, outro tremor de magnitude 5,4 foi registrado na mesma região pouco tempo depois.

O primeiro terremoto, que ocorreu no sábado com uma magnitude de 7,6, levou os residentes a evacuar para áreas mais seguras. Pelo menos duas pessoas morreram e várias ficaram feridas como resultado desse terremoto.

No domingo, uma nova réplica de magnitude 6,6 foi registrada, causando pânico entre os moradores, que se lembraram do terremoto da noite anterior. Um homem de 30 anos e uma mulher grávida foram relatados como mortos devido ao terremoto, e duas pessoas também ficaram levemente feridas.

O primeiro terremoto no sábado levou as autoridades a emitir um alerta de tsunami, resultando na evacuação de cerca de 45.000 habitantes que moram na costa. No entanto, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (OTWC) cancelou o alerta posteriormente.

Embora os tremores sejam comuns nas Filipinas, devido à localização do país ao longo do “Anel de Fogo”, um arco de intensa atividade sísmica e vulcânica, a ocorrência de terremotos de grande magnitude continua sendo motivo de preocupação. Até o momento, não há informações sobre danos significativos em edifícios e infraestruturas.

Acompanharemos de perto o desenrolar de eventos relacionados a essa série de terremotos e estaremos atentos a novas informações sobre possíveis danos ou impactos adicionais. Os nossos pensamentos e orações estão com aqueles que foram afetados por esses eventos sísmicos nas Filipinas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo