Prefeito de Maceió vai a Brasília discutir soluções para colapso da mina nº 18 da Braskem no Mutange.

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), foi a Brasília nesta segunda-feira (4) para apresentar um levantamento da situação da capital alagoana em virtude do iminente colapso da mina nº 18 da Braskem, localizada no bairro do Mutange.

De acordo com JHC, os danos causados pela mineração estão pressionando a cidade por serviços de logística, educação, saúde e mobilidade urbana. O prefeito esteve em reunião com diversos ministérios e a Agência Nacional de Mineração (ANM) em busca de soluções para a situação vivenciada por Maceió.

Após a reunião, o ministro Wellington Dias indicou que o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS) irá priorizar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade, integrando ações de acolhimento, abrigo e alimentação, além de atenção para as questões que envolvam a saúde física e mental das pessoas afetadas.

O prefeito também esteve com o presidente da Caixa, Carlos Vieira, para discutir o financiamento de ações visando a redução do déficit habitacional da cidade. A proposta é criar um grupo de trabalho para acompanhar as demandas e desenvolver as melhores estratégias para ajudar Maceió na reconstrução.

Na semana passada, o governo federal autorizou o reconhecimento do estado de situação de emergência em Maceió pelos danos causados em razão do afundamento do solo na cidade. Com o reconhecimento federal, a prefeitura está apta a solicitar recursos para ações de assistência humanitária.

Além disso, o prefeito de Maceió se reuniu com o presidente em exercício do Senado, Rodrigo Cunha (Podemos-AL), para debater a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) voltada a investigar a responsabilidade da empresa petroquímica Braskem sobre os danos da extração de sal-gema do subsolo de Maceió. Cunha expressou favorabilidade à realização da CPI, mas ressaltou que a proposta deve ser desenvolvida de maneira técnica e objetiva.

Por fim, a Defesa Civil de Maceió emitiu um alerta máximo devido ao risco iminente de colapso da mina 18, situada na região do Mutange. A recomendação é que a população não transite na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo. A situação requer atenção e prontidão das autoridades para garantir a segurança da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo