Pesquisa aponta que estudantes com melhor desempenho em matemática têm menos ansiedade em relação à disciplina

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022 divulgou recentemente uma pesquisa que analisa a qualidade do ensino em 81 países e traz informações alarmantes sobre a relação dos estudantes com a disciplina de matemática. De acordo com os resultados levantados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), responsável pelo programa, os alunos com melhor desempenho em matemática apresentam níveis mais baixos de ansiedade em relação à disciplina.

Segundo a pesquisa, os efeitos da ansiedade em relação à matemática foram constatados pela primeira vez na edição realizada em 2012 e se repetiram no Pisa 2022. Em todos os sistemas educacionais examinados nesta edição, foi notada uma associação entre o medo da matemática e resultados negativos na prova.

Para medir a ansiedade dos alunos em relação à matemática, o Pisa 2022 perguntou aos jovens se concordavam ou discordavam, em diferentes níveis de intensidade, com seis afirmações que abordavam características do dia a dia dos estudantes em relação à disciplina, como preocupação com a dificuldade das aulas e nervosismo ao resolver problemas de matemática.

Independentemente das características e condições socioeconômicas dos alunos e das escolas, a matemática se comprovou uma fonte de ansiedade, e quanto maiores os níveis médios de ansiedade, pior a nota do país na disciplina. As diferenças internacionais no índice são responsáveis por cerca de 25% da variação de desempenho em matemática em todos os participantes do Pisa 2022.

A pesquisa também revelou que a maioria dos países com os níveis mais altos de ansiedade está na América Latina, incluindo Brasil, Argentina, Colômbia, El Salvador, Turquia e Camboja. Enquanto os níveis mais baixos de ansiedade tendem a ocorrer em países com economias desenvolvidas, como Dinamarca, Holanda, Estônia e Reino Unido.

Além disso, a pesquisa investigou as causas dessa ansiedade. Segundo o Pisa 2022, a ansiedade pode ter sua fonte em diversos fatores, como componentes cognitivos e questões socioeconômicas, e a forma como os sistemas educacionais abordam a disciplina.

Para acalmar os alunos, o programa sugere a aplicação de atitudes positivas em relação à disciplina e sua aprendizagem, além do incentivo a uma mentalidade construtiva nas escolas, que conduza a crença de que as habilidades e a inteligência de uma pessoa podem ser desenvolvidas ao longo do tempo. A pesquisa também apontou que os alunos que relataram ter uma mentalidade construtiva tiveram menos ansiedade matemática e melhores resultados em matemática em comparação aos alunos com mentalidade fixa.

Portanto, a pesquisa desse estudo do Pisa 2022 evidencia a necessidade de adoção de novas abordagens no ensino da matemática, visando diminuir a ansiedade dos alunos e melhorar o seu desempenho na disciplina.

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