Audiência pública discute o uso de câmeras individuais por agentes de segurança e a violação de preceitos constitucionais

Na próxima quarta-feira (13), a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados promoverá uma audiência pública para debater o Projeto de Lei 4822/23, que visa permitir aos agentes públicos a decisão sobre o uso de câmeras individuais para filmar e monitorar suas atividades. A proposta, apresentada pela deputada Daniela Reinehr (PL-SC), tem despertado discussões acaloradas sobre a constitucionalidade da medida.

De acordo com a deputada autora da proposta, a utilização de câmeras corporais por policiais viola os preceitos constitucionais, principalmente o princípio de que ninguém pode ser obrigado a criar provas contra si mesmo. Reinehr argumenta que a medida desconsidera a fé pública sobre a qual recai a atividade policial, levantando dúvidas acerca da transparência das forças de segurança.

O debate sobre o projeto está agendado para ocorrer às 16h30, no plenário 6 da Câmara dos Deputados. Diversos convidados estão sendo aguardados para contribuir com a discussão e apresentar seus pontos de vista sobre a proposta. A audiência promete ser um espaço para o embate de argumentos e a busca por um consenso sobre a questão.

Segundo a deputada Reinehr, a audiência visa proporcionar uma reflexão aprofundada sobre os impactos da utilização de câmeras individuais pelos agentes públicos, levando em consideração não só a transparência das atividades de segurança, mas também a garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de expor seus posicionamentos e contribuir para o enriquecimento do debate. A audiência pública também será uma oportunidade para que os cidadãos acompanhem de perto as discussões que influenciarão diretamente a segurança pública do país.

A repercussão desse projeto de lei tem gerado grande interesse por parte da sociedade e promete mobilizar um debate intenso e esclarecedor. A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados se prepara para receber um amplo espectro de opiniões e argumentos sobre a utilização de câmeras individuais pelos agentes públicos, buscando um entendimento que concilie interesses e direitos constitucionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo