Comissão de Serviços de Infraestrutura vota projetos sobre moto-frete, energia renovável e segurança no tráfego aquaviário

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) terá uma pauta agitada nesta terça-feira (12), com 12 itens em discussão, incluindo projetos que podem impactar diretamente setores como o de transporte e agricultura. Um dos pontos em destaque é o projeto que permite a atividade de moto-frete independentemente da categoria de registro da motocicleta (PL 4.247/2021). A proposta, que teve origem na Câmara dos Deputados e recebeu relatório favorável do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), tem como intenção facilitar a atividade de motoboys, um setor que tem crescido consideravelmente nos últimos anos.

O texto, a ser discutido a partir das 9h, poderá impactar diretamente a vida de milhares de trabalhadores que atuam nessa área. Caso aprovado, o projeto seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que terá a responsabilidade de tomar a decisão final sobre o assunto.

Outro projeto relevante que está na pauta da CI é o PL 2.647/2022, que busca incentivar produtores agrícolas a comprarem equipamentos para a produção de energias renováveis. A proposta, apresentada na Câmara dos Deputados, conta com o voto pela aprovação do relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM). A discussão desse projeto pode significar um avanço importante na direção de práticas mais sustentáveis no setor agrícola.

Destaca-se também o projeto que trata da segurança do tráfego aquaviário, ao promover estabilidade jurídica e regulatória aos serviços de praticagem (PL 757/2022). A praticagem é o conjunto de atividades profissionais para guiar os navios em pontos sensíveis dos portos até a atracagem, garantindo a segurança de navegação. A proposta, que é da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do senador Weverton (PDT-MA) e pode ter um impacto significativo na segurança do transporte marítimo.

Esses são apenas alguns dos temas importantes que serão abordados durante a reunião da CI. A discussão promete ser movimentada e poderá trazer importantes avanços para setores estratégicos da economia brasileira. Acompanharemos de perto as decisões tomadas e seus possíveis desdobramentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo