Enem PPL: Provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ocorrem hoje e amanhã.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está realizando a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob Medida Socioeducativa que Inclua Privação de Liberdade (Enem PPL) nos dias 12 e 13 de dezembro. O número de candidatos aptos para fazer as provas é de 84.169, de acordo com as informações divulgadas pelo Inep. É importante ressaltar que o exame é aplicado dentro das próprias unidades prisionais ou socioeducativas, sendo que os órgãos de administração prisional foram responsáveis por indicar as instituições para a realização do Enem PPL.

O Enem PPL, que é aplicado desde 2010, avalia o desempenho dos participantes que concluíram o ensino médio. Através dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, o exame possibilita o acesso ao ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, nesta mesma data, está ocorrendo a reaplicação do Enem para os candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou de saúde para fazer o exame nos dias regulares (5 e 12 de novembro). Também têm direito à reaplicação os candidatos cujo local de prova ficava a mais de 30 quilômetros de distância de sua residência. Após a análise dos pedidos, o Inep identificou que 9.451 participantes estão aptos a ter as provas reaplicadas nestes dois dias. Os locais de reaplicação do exame devem ser conferidos na página do participante, e os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. No primeiro dia, a prova dura das 13h30 às 19h, enquanto no segundo vai das 13h30 às 18h30.

É importante ressaltar que os gabaritos serão divulgados no dia 27 de dezembro na página do Inep, e o resultado final estará disponível em 16 de janeiro, podendo ser conferido na página do participante. Estas informações foram fundamentais para todos os candidatos e demais pessoas envolvidas no processo do Enem, seja na sua aplicação regular ou na reaplicação.

Além dos assuntos sobre o Enem, outros temas relevantes são tratados em notícias do jornal, como os casos de Covid-19 em Pernambuco, que seguem em alta e quase dobram em uma semana, e a apreensão recorde de cocaína na Colômbia em uma operação internacional. A disseminação de informações em diferentes áreas é essencial para manter a sociedade atualizada e ciente das principais questões que afetam o país e o mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo