Com aumento na demanda por testes de Covid-19, Secretaria de Saúde do Recife retoma agendamentos para testagem na cidade.

A Secretaria de Saúde do Recife anunciou, nesta quarta-feira (13), a retomada dos agendamentos para a testagem na Cidade, como resposta ao aumento da demanda por testes de Covid-19. A medida visa evitar aglomerações nos pontos de testagem e, a partir desta quinta, passará a ser realizada apenas mediante agendamento via site ou aplicativo do Conecta Recife. A secretária-executiva de Vigilância em Saúde do Recife, Marcella Abath, explicou que a alta procura por testes de Covid-19 passou de uma média de 500 testes realizados por semana, em novembro, para 4.080 testes na primeira semana de dezembro, com positividade de 35,6%.

A decisão também visa auxiliar no controle dos estoques de testes na Capital pernambucana. A volta do agendamento será válida para o público em geral, com exceção dos grupos prioritários compostos por idosos a partir dos 60 anos, gestantes, pessoas com deficiência e crianças com até 5 anos de idade. As vagas serão disponibilizadas para os moradores do Recife a partir das 15h do dia anterior à oferta dos testes.

Além do agendamento para testagem, a Secretaria de Saúde do Recife incentivou a população a manter o calendário vacinal atualizado, destacando a importância de estar em dia com a vacinação contra a influenza e demais doenças, devido à circulação de diversas variantes e sublinhagens da Ômicron no País.

No Recife, 170 salas de vacinação estão disponíveis de segunda a sexta, das 8h às 17h, e quatro shoppings da Capital oferecem a vacina todos os dias da semana, das 9h às 19h. O Centro Médico Senador Ermírio de Moraes, em Casa Forte, na Zona Norte, também oferece vacinação todos os dias da semana, das 8h às 18h. Nos finais de semana, alguns pontos itinerantes de vacinação são disponibilizados pela Prefeitura do Recife em centros de compras, praças, parques e locais de grande circulação.

A recomendação é de que o exame diagnóstico seja preferencial para pessoas com sintomas gripais, como febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, alteração no paladar ou olfato. Em caso de confirmação da doença, a orientação é de isolamento por 7 dias após os primeiros sintomas ou a partir da data do teste, para os casos assintomáticos. Após esse período e de 24 horas sem sintomas, o paciente pode voltar ao convívio social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo