Dólar cai para menor valor em um mês e bolsa de valores bate recorde em dia de ganhos no mercado financeiro

O mercado financeiro teve um dia de ganhos influenciado por diversos fatores, tanto internos quanto externos. O dólar comercial encerrou o dia vendido a R$ 4,865, com um recuo de R$ 0,04 (-0,81%), atingindo o menor nível em um mês. A queda da moeda norte-americana foi impulsionada pela notícia de que a agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P Global) elevou a nota da dívida pública brasileira. Esse foi um dos dados que contribuiu para a valorização da bolsa de valores, que subiu pela segunda vez consecutiva e voltou a bater recorde.

O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 131.851 pontos, com alta de 0,59%, apesar de perder um pouco de fôlego durante a tarde. Esse otimismo no mercado de ações também teve influência da melhoria da classificação do Brasil pela S&P Global, que elevou a nota da dívida brasileira de três para dois níveis abaixo do grau de investimento, o que é essencial para garantir que o país não dará calote na dívida pública. A agência mencionou a aprovação da reforma tributária e as recentes medidas para elevar a arrecadação como justificativa para essa elevação.

Além disso, a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central animou os investidores, pois foi informado que pretende promover pelo menos dois cortes de 0,5 ponto percentual até março na Taxa Selic, afastando a possibilidade de acelerar os cortes para 0,75 ponto percentual. Apesar de reduzir as expectativas de crescimento econômico para o próximo ano, a queda menor dos juros anima o mercado financeiro, uma vez que os juros brasileiros continuarão mais altos que os dos Estados Unidos, o que estimula a entrada de capital financeiro no país.

O cenário internacional também contribuiu para a euforia no mercado financeiro. A alta no preço do petróleo pelo segundo dia seguido e a forte queda do dólar no mercado global também contribuíram para diminuir a cotação da moeda no Brasil, impactando positivamente a economia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo