Especialistas recomendam dormir nu para melhorar a qualidade do sono e a saúde física e emocional

No auge do calor, as pessoas buscam diversas maneiras de se refrescar e ter uma boa noite de sono. Você é daqueles que não aguenta dormir com nada encostando na pele ou prefere ligar o ar-condicionado no máximo e dormir com pijama e meias? Segundo especialistas, a melhor opção para a saúde e o bem-estar é dormir nu, pelado mesmo.

Sammy Margo, autora de “The Good Sleep Guide” (O guia para dormir bem, em tradução livre), defende que dormir sem roupa é o ideal, independentemente do clima. Ela argumenta que agasalhar-se no inverno pode até parecer a forma mais eficaz de se manter aquecido, mas dormir nu pode ajudar a regular a temperatura corporal e melhorar a qualidade do sono. Segundo ela, o resfriamento do corpo está ligado a um sono profundo e dormir nu sinaliza para o organismo que é hora de dormir, favorecendo um adormecimento mais rápido.

Além disso, a fisioterapeuta e especialista em sono também lista outros benefícios de dormir sem roupa. A proximidade física e emocional com um parceiro pode ser aumentada, e a intimidade é incentivada pelo contato pele a pele, liberando ocitocina, o hormônio do vínculo e da confiança. Além disso, dormir sem roupa pode melhorar a saúde da pele, aumentar a autoconfiança e ainda trazer benefícios para a saúde ginecológica feminina.

Outro fato interessante é que a temperatura corporal está intrinsecamente ligada ao relógio biológico e ao ciclo circadiano, o que significa que o corpo tem um mecanismo para resfriar-se naturalmente quando é hora de dormir. Portanto, estar fresquinho na hora de dormir pode favorecer um adormecimento mais rápido.

Segundo espaços de culturação e bem-estar, ainda há uma explicação psicológica para o hábito de dormir nu: ao dormir sem roupa, as pessoas podem sentir uma sensação de liberdade e conforto, fatores que são essenciais para uma boa noite de sono.

Portanto, ao avaliar as evidências, pode-se afirmar que dormir nu pode ser benéfico para uma noite de sono tranquila. No entanto, é importante ressaltar que cada pessoa tem necessidades e preferências individuais. Então, a escolha de como dormir deve ser pautada no conforto e bem-estar de cada um, levando em consideração as condições climáticas e as necessiades do corpo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo