Senador do NOVO-CE entrará com representação contra governador do Ceará por abuso de poder político e gastos excessivos.

O senador Eduardo Girão, do partido NOVO-CE, anunciou em um pronunciamento no Plenário na quarta-feira (20) que entrará com uma representação na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) contra o governador do Ceará, Elmano de Freitas. O motivo da ação é o que Girão considera ser abuso de poder político por parte do governador. O senador se referiu a um discurso de Freitas durante o 34º Encontro Estadual do MST, no qual teria instigado os beneficiários do Bolsa Família a atuarem como “multiplicadores da ideologia política do governo atual e a atuarem contra opiniões contrárias”.

Girão expressou sua preocupação com as ações do governador, sugerindo que ele pode estar cometendo crimes de responsabilidade, como improbidade administrativa. Alega que o governador estaria manipulando os beneficiários do Bolsa Família e os moradores de casas populares para criar um exército de agentes políticos a serviço do governo e da ideologia representada pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Além disso, o senador também questionou os gastos excessivos do governo do Ceará com campanhas publicitárias. Ele alega que o governador mantém um orçamento bilionário para propaganda e publicidade, comparável aos níveis do PT, que está no poder há oito anos. Girão ressaltou que o antecessor de Freitas, o atual ministro Camilo Santana, gastou R$1,1 bilhão em propaganda durante seu mandato. O senador também mencionou o aumento dos gastos com o uso de jatinhos e helicópteros, que totalizaram R$15 milhões somente no primeiro semestre.

Por enquanto, o governador e sua equipe não se pronunciaram sobre as acusações feitas por Girão. Caso a representação seja aceita pela Procuradoria-Geral do Estado, Elmano de Freitas poderá ter que prestar esclarecimentos e responder a possível processo por abuso de poder e improbidade administrativa. A situação promete esquentar ainda mais os ânimos políticos no Ceará e atrair a atenção da mídia e da população. A sociedade espera por uma resposta e, caso seja comprovado o abuso de poder político, providências sejam tomadas para coibir tais práticas no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo