Mulher de 34 anos agredida por homem após sair do banheiro feminino em restaurante no Recife.

No último sábado (23), uma mulher de 34 anos foi agredida por um homem identificado como Antônio Fellipe Rodrigues Salmento de Sá ao sair do banheiro feminino do restaurante Guaiamum Gigante, localizado no bairro do Parnamirim, na Zona Norte do Recife. De acordo com relatos, o homem teria questionado o gênero da mulher antes de agredi-la.

Após a agressão, a vítima foi submetida a um exame de corpo de delito e registrou um Boletim de Ocorrência na Central de Plantões da Capital (Ceplanc). Além disso, a mulher está recebendo acompanhamento da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), presidida pela deputada estadual Dani Portela (Psol).

No mês passado, Recife se tornou a primeira cidade do Brasil a aderir ao Protocolo Violeta, uma legislação municipal criada para enfrentar a importunação sexual e a violência de gênero em espaços de lazer noturnos. O protocolo, baseado no “Protocolo No Callem” de Barcelona, na Espanha, estabelece medidas como atenção à pessoa em situação de violência, respeito às suas decisões, repreensão à atitude do agressor, distanciamento da vítima e garantia da privacidade e presunção de inocência da pessoa em situação de violência.

O proprietário do Guaiamum Gigante, Cristiano Falcão Neto, afirmou que o estabelecimento cumpriu o seu papel de acordo com o Protocolo Violeta, ao tomar medidas para afastar o agressor do local e disponibilizar as filmagens de segurança às autoridades responsáveis pela investigação do caso.

Por sua vez, a Polícia Civil confirmou o registro do caso como “lesão corporal” e afirmou que as investigações estão em andamento na Delegacia de Casa Amarela. Já o Ministério Público ainda não se pronunciou sobre o caso.

Até o momento, nem o agressor nem a sua defesa foram localizados para comentar o ocorrido. A história continua sendo acompanhada de perto pelas autoridades e por entidades que atuam na defesa dos direitos das mulheres. Vale ressaltar que a violência de gênero ainda é uma questão muito presente na sociedade e que medidas como o Protocolo Violeta são importantes para coibir esse tipo de conduta abusiva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo