Prolongada paralisação da Linha Sul do Metrô do Recife gera transtornos e prejuízos para passageiros.

A Linha Sul do Metrô do Recife segue sem operação na manhã da última terça-feira (26), o que tem causado vários transtornos aos passageiros que utilizam o transporte público na região. O serviço foi interrompido na manhã de segunda-feira (25) devido a uma pane na rede de energia, que foi provocada pelo rompimento de um cabo de sustentação entre as estações Imbiribeira e Largo da Paz, na Zona Sul da cidade.

Apesar da previsão inicial de que os reparos fossem concluídos até as 5h da manhã desta terça-feira, o serviço ainda não foi restabelecido. A assessoria da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que existe a expectativa de que o serviço seja retomado ainda nesta terça, mas é necessário aguardar a análise das obras de reparo para emitir um prazo oficial.

O transtorno tem afetado milhares de passageiros, como Erivaldo Avelino, um vigilante de 65 anos que tentou pegar a Linha Sul na Estação do Recife, no bairro de São José. “Eu estou voltando do trabalho, mas cheguei aqui e não está funcionando. Meu destino é Prazeres, em Jaboatão, e minha melhor opção para voltar para casa é o metrô da Linha Sul. Ontem também tentei vir, às 14h, mas não estava funcionando. Hoje tive a esperança de conseguir, mas vou precisar pegar ônibus”, relatou o passageiro.

A situação também tem afetado outras linhas de ônibus, como a linha 026 – TI Aeroporto/TI Joana Bezerra, que está enfrentando longas filas de passageiros em busca do transporte alternativo. Uma das passageiras, Éryka Mendonça, de 24 anos, revelou que o trajeto até sua residência, no Ibura, Zona Oeste do Recife, leva ainda mais tempo sem o metrô.

De acordo com a CBTU, aproximadamente 60 mil pessoas utilizam a Linha Sul do Metrô do Recife diariamente. A causa do rompimento do cabo de sustentação ainda não foi confirmada, mas o órgão não descarta a possibilidade de um ato de vandalismo.

Até o momento, não há uma previsão de retorno oficial do funcionamento do serviço. A CBTU informou que as “equipes da manutenção foram acionadas e trabalham incansavelmente na solução do problema” e alguns trens que estão na Linha Sul “deverão ser rebocados após o horário de pico de hoje para o Centro de Manutenção em Cavaleiro, passando pela Linha Centro”.

Para tentar minimizar o problema, o Consórcio Grande Recife ativou uma linha especial e realizou reforço em outras linhas de ônibus. Além disso, há a extensão do itinerário de algumas linhas para atender à alta demanda de passageiros. A situação segue em acompanhamento, e a expectativa é de que o serviço de metrô seja normalizado o mais breve possível.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo