Projeto O Peso e O Voo: Artistas-Mães da Região Metropolitana do Recife e do Interior de Pernambuco Promovem Intercâmbio Profissional e Materno

Artistas Mães Realizam Projeto O Peso e O Voo

Foi com o objetivo de reunir artistas da Região Metropolitana do Recife e do interior de Pernambuco, a fim de promover um intercâmbio entre profissionais mulheres e mães, para refletir sobre a função materna e os movimentos que ela impõe na vida profissional, que a artista visual Laura Melo criou o projeto “O Peso e O Voo”. Oito artistas participam dos encontros, entre elas, Ana Carvalho, Christina Machado, Clara Nogueira, Clarissa Machado, Priscilla Buhr e Rayana Rayo, a idealizadora Laura Melo e a artista convidada, Luiza Cavalcante.

A ideia do projeto surgiu a partir da vasta coleção de pedras que a artista visual Laura Melo foi encontrando ao longo dos anos, nas mochilas dos seus filhos. As pedras levaram Laura a refletir sobre o peso que a função materna impõe nos movimentos de sua vida profissional enquanto artista. Durante, o isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19, o projeto tomou forma.

“A violência do momento de pandemia, que colocou muitas mães artistas em um lugar ainda mais desafiador, que foi o de produzir arte e cuidar de seus filhos de uma forma mais intensa, me despertou a intenção de construir, com outras artistas-mães, uma peça que represente essa maternidade como peso e, ao mesmo tempo, como manto de proteção, ou manto identitário dessa personagem que exerce a função materna, a mãe”, explica Laura Melo.

Durante os encontros, a técnica do crochê é repassada para as artistas convidadas, que produzem seus próprios “corações”, enquanto questões sobre seus processos de produções artísticas, conciliadas aos cuidados maternos, vão sendo tratadas e gravadas, como material de pesquisa e possível complementação para a produção da obra. Recolhendo todas as pedras encobertas, as artistas unirão cada “coração” produzido em uma única peça, que se assemelhará a uma peça de vestuário, ou manto.

“O resultado será um manto pesado, talvez impossível de ser vestido, mas que pode, aqui, fazer referência ao peso das demandas que nós, mulheres-mães-artistas, temos suportado e conseguido, com muito esforço, transpor para conquistar nossos espaços profissionais. O cenário de troca e diálogo, criado durante a produção da peça, representa também o voo que podemos ter enquanto rede de artistas-mães que se apoiam e conquistam, juntas, sua visibilidade no cenário das artes. Matérias e técnicas de criação das outras artistas também farão parte do intercâmbio assim como a discussões sobre seus processos criativos”, afirma Laura Melo.

Os primeiros encontros já tiveram início no Ateliê Águas Belas, da artista Christina Machado, localizado no bairro da Madalena, no Recife e seguirão até o final de dezembro. Em seguida, as artistas novamente se reunirão de janeiro até março de 2024, no Sítio Ágatha, localizado no município de Tracunhaém, na Zona da Mata Norte. Nos meses de abril e maio, será realizada uma exposição da obra e de fotografias, no Recife, como ação de fechamento. Todo o projeto é realizado com o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

Com esse projeto, as artistas procuram trazer à tona as dificuldades e os desafios enfrentados por mulheres-artista-mães e criar uma rede de apoio e visibilidade para essas profissionais, destacando a importância das mães na comunidade artística. Ao trazer à luz essas questões, “O Peso e O Voo” não só proporciona um espaço de expressão e criação, mas também promove a conscientização sobre a realidade dessas artistas, suas lutas e suas conquistas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo