A polêmica dos banhos: tomar banho de manhã ou à noite? Médico norte-americano reacende discussão com vídeo do TikTok.

A eterna rixa entre aqueles que preferem tomar banho de manhã ou à noite ganhou mais um capítulo. Desta vez, um médico norte-americano reacendeu a polêmica com um vídeo no TikTok. O médico de atenção primária Jason Singh, que possui mais de 88 mil seguidores em sua conta, publicou um vídeo que tem mais de 700 mil visualizações, no qual ele explica as vantagens dos banhos noturnos e matutinos.

De acordo com o médico, tomar banho à noite tem três vantagens. Primeiramente, a água quente ativa a produção de melatonina, um hormônio responsável por induzir o sono. Além disso, ele enfatiza que o corpo esfria até a temperatura adequada durante o processo de secagem, o que contribui para uma melhor transição para um sono mais tranquilo. Por fim, contar com um banho noturno é beneficiar-se da renovação da pele enquanto as células se preparam para um momento de descanso.

Jason Singh também afirmou que tomar banhos noturnos ajuda a limpar poluentes, suor e odores acumulados durante o dia. Além disso, para pessoas com pele seca, tomar banho à noite é a melhor maneira de hidratar a pele, já que as células se reparam neste período, tornando o efeito mais duradouro.

Por outro lado, o médico alerta que o corpo pode acumular germes, como bactérias e fungos, ao longo do dia, o que pode resultar em odores desagradáveis. Ele argumenta que tomar banho de manhã é eficaz para limpar as secreções bacterianas e da pele. A conclusão de Singh é que, embora os banhos noturnos tragam mais benefícios, tomar banho de manhã também possui sua importância.

Entretanto, especialistas concordam que não há recomendação médica sobre o momento ideal para tomar banho, e sim a qualidade do banho, ou seja, lavar bem todas as partes do corpo com sabonete neutro e água morna. Banhos muito quentes devem ser evitados, pois podem ressecar a pele ao eliminar a camada de gordura natural do corpo.

Quantos banhos são ideais? Não existe um número ideal de banhos diários, mas especialistas afirmam que tomar banhos excessivos pode ressecar a pele, enquanto ficar sem tomar banho por um período prolongado pode favorecer a proliferação de bactérias em regiões úmidas e abafadas do corpo. Portanto, a moderação é a chave para o cuidado com a higiene corporal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo