Escândalo envolvendo Gerard Depardieu gera divisão no meio cultural francês e leva Macron a tomar partido.

As acusações de estupro e agressão sexual contra o ator Gerard Depardieu abalaram o meio cultural na França, dividindo opiniões a respeito do que deve ser feito em relação a essas denúncias. Alguns acreditam que é necessário expor os abusos no mundo do cinema, enquanto outros defendem que é preciso deixar a justiça realizar o seu trabalho.

As acusações mais graves contra Depardieu remontam a 2020, mas outras atrizes, trabalhadoras da indústria do cinema, do teatro e até mesmo jornalistas deram novos e graves testemunhos. Além disso, uma reportagem televisiva mostrou o ator proferindo comentários rudes e machistas diante das câmeras durante uma visita à Coreia do Norte em 2018.

A questão se intensificou ainda mais com a intervenção do presidente Emmanuel Macron, que tomou partido do astro em uma entrevista, aprofundando e ampliando a divisão entre aqueles que apoiam e os que criticam Depardieu. A ministra da Cultura, Rima Abdul Malak, anunciou um trâmite disciplinar que poderia resultar na retirada da Legião de Honra dada a Depardieu, que reagiu colocando a condecoração “à disposição” da ministra.

O caso ganhou notoriedade quando uma carta pública de apoio ao ator foi revelada, seguida por outra carta intitulada “Adeus ao velho mundo”, em que mais de 600 personalidades afirmaram que Depardieu “não representa a França”. Essa situação também impactou a atuação de outras personalidades, dividindo opiniões e gerando conflitos dentro do meio cultural.

O escândalo que envolve Depardieu desencadeou diversas polêmicas e atritos inesperados, como a rixa entre as atrizes Lucie Lucas e Victoria Abril, que trabalharam juntas em uma série de TV. A disputa deu origem a acusações de comportamento abusivo, estendendo ainda mais as repercussões do caso.

Por fim, é importante ressaltar que, a partir de bastidores nas filmagens e montagens teatrais com Depardieu, surgiram relatos sobre comportamento abusivo, indicando um padrão de conduta, e confirmado por alguns dos signatários da carta a favor do ator. No entanto, esses mesmos signatários estão recuando devido à pressão pública. A situação envolvendo Depardieu continua a gerar controvérsia e impacto no meio cultural francês.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo