Ministério da Educação inicia fase de declaração de matrículas do Programa Escola em Tempo Integral no Simec

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que já está disponível no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) a fase de declaração das matrículas do Programa Escola em Tempo Integral. De acordo com o MEC, as secretarias de educação estaduais, distrital e municipais têm até o dia 6 de maio para informar a quantidade de matrículas efetivamente criadas por etapa e por modalidade.

Além disso, o prazo final para a elaboração ou revisão da Política de Tempo Integral e sua aprovação pelos conselhos de educação também encerra no dia 6 de maio. Esta medida visa fornecer aos entes federados mais tempo para anexar ao Simec os documentos referentes à Política de Educação em Tempo Integral e o parecer de aprovação dessa política pelo Conselho de Educação.

É importante ressaltar que a fase de declaração de matrículas no Simec não desobriga estados e municípios do registro dessas matrículas no Censo Escolar, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O MEC alertou que se as informações registradas no censo divergirem das do Simec, o ente ficará sujeito à devolução dos recursos correspondentes.

O Programa Escola em Tempo Integral tem como objetivo ampliar o atendimento escolar e melhorar a aprendizagem dos estudantes. Com a declaração das matrículas no Simec, o MEC busca acompanhar a execução do programa e garantir que os recursos sejam diretamente aplicados nas escolas que oferecem ensino em tempo integral.

Com a integração entre o Simec e o Censo Escolar, o ministério também pretende garantir a transparência e a confiabilidade dos dados, evitando discrepâncias que possam comprometer a eficácia do programa. A colaboração das secretarias de educação estaduais, distrital e municipais é essencial para o sucesso do Programa Escola em Tempo Integral e para o fortalecimento da educação em todo o país.

Portanto, a declaração das matrículas no Simec e a revisão da Política de Tempo Integral são etapas fundamentais para o bom andamento do programa. A expectativa é que, com a participação ativa dos entes federados, o Programa Escola em Tempo Integral possa contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da educação no Brasil.

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