Ibram disponibiliza site com acervo multimídia sobre invasão e depredação dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

No dia 8 de janeiro de 2023, o Brasil foi cenário de um episódio que abalou as estruturas democráticas do país. Vândalos e golpistas invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, em um ataque orquestrado que marcou a história recente do país. Agora, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) disponibilizou um site onde reúne vídeos, áudios, textos e imagens dos antecedentes e acontecimentos desse dia.

Além de abrigar material multimídia sobre a resistência contra os atos antidemocráticos, o site também conta com a colaboração de outros museus e pontos de memória para promover a representatividade e a preservação da democracia. Acessando o repositório, os internautas já encontram uma seleção de notícias sobre o ataque aos Três Poderes, documentários e registros disponibilizados por grupos de produtores.

Esse repositório integra o projeto de criação do futuro Museu da Democracia, uma instituição física que o governo federal planeja construir na capital como forma de preservar a memória dos ataques antidemocráticos e promover a reflexão para evitar que situações semelhantes voltem a acontecer.

A construção do museu está prevista para começar em 2025 e, se tudo der certo, o novo espaço cultural só estará pronto em 2027. Cerca de R$ 40 milhões serão destinados à construção do Museu da Democracia, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto prevê erguer o prédio em um terreno na Esplanada dos Ministérios atualmente desocupado.

O Ministério da Cultura justifica o projeto apresentando o museu como “uma instituição destinada a refletir a histórica construção da nossa democracia, com seus percalços e realizações”. A pasta ressalta a importância de encarar o 8 de janeiro como um ponto de reflexão crucial e defende que a democracia deve ser preservada diariamente.

O site do Ibram também disponibiliza um link para matérias da Agência Brasil sobre um ano da tentativa de golpe, oferecendo aos visitantes a oportunidade de se aprofundar ainda mais nesse episódio que marcou a história do Brasil e reforçando a importância da preservação da democracia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo