Onda de calor atinge o centro da América do Sul com temperaturas acima de 45ºC, e especialistas alertam para riscos à saúde.

Uma onda de calor está assolando o centro da América do Sul, trazendo consigo a possibilidade de quebrar recordes de estresse térmico. Com efeito, desde setembro de 2023, a região central sul-americana vem sendo atingida por sucessivas ondas de calor, com o Paraguai sendo o país mais afetado. De acordo com a Agência Americana de Oceanos e Atmosfera (NOAA), a previsão é de que a temperatura possa ultrapassar os 45ºC até quinta-feira (11).

Além do Paraguai, outras regiões também sofrerão com as altas temperaturas, como partes do Brasil (áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Sul), da Bolívia e da Argentina. No Brasil, já estão previstas para esta terça-feira (9) temperaturas superiores a 35ºC nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Na Argentina, específicamente no Norte, as temperaturas também estão acima do normal, alcançando marcas como os 44ºC registrados na segunda-feira em cidades como Laguna Yema. No Paraguai, a temperatura máxima foi de 42,2ºC em Mariscal Estigarribia, com o país todo sentindo os efeitos do calor intenso.

Os meteorologistas estão chamando a atenção para as temperaturas mínimas, que chegam ou ultrapassam 30ºC, pelo menos até quinta-feira na maior parte do Paraguai. Em dezembro, o país registrou uma anomalia de 2,5ºC acima do período de 1991-2020, contribuindo para uma situação de calor extremo e prolongado.

Além disso, as noites quentes potencializam o estresse térmico e representam riscos para a saúde, uma vez que o corpo não consegue descansar e é sobrecarregado pelo esforço de manter a temperatura interna. Até o fim do verão, a expectativa é de que o calor continue intenso, não apenas para o Paraguai, mas também para a Argentina, a Bolívia e grande parte do Brasil.

Diante dessas condições, é importante que a população tome os devidos cuidados para evitar problemas de saúde causados pelo calor excessivo. A hidratação e a busca por ambientes mais frescos são medidas recomendadas para minimizar os impactos do calor. Resta aguardar e monitorar as condições climáticas, garantindo assim a segurança e o bem-estar de todos em meio a essa onda de calor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo