Uber garante uso de ar-condicionado em todas as corridas, mesmo após resolução do Rio de Janeiro sobre cobranças adicionais.

A Uber assegurou que é possível solicitar o uso de ar-condicionado em todas as corridas, em todas as modalidades de viagens intermediadas pela plataforma. A empresa emitiu essa resposta à Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro em relação à resolução que determina informações claras sobre o uso de ar-condicionado nos veículos.

A Uber também condenou veementemente a cobrança extra para o uso do equipamento. No entanto, não mencionou se tomará medidas contra os motoristas que não estiverem com o ar-condicionado funcionando.

A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) afirmou em nota que o valor da corrida é o que o passageiro vê ao contratar o serviço, e que não estão previstas cobranças adicionais pelo motorista. A associação também declarou que as plataformas associadas têm políticas próprias sobre o uso do ar-condicionado, que são informadas nos respectivos sites. Além disso, ressaltou que o motorista parceiro é responsável pela manutenção do carro e pelo bom funcionamento do veículo.

Por outro lado, a 99 não respondeu à secretaria, o que levou a pasta a comunicar à Amobitec que a plataforma não apresentou posicionamento em relação ao cumprimento da resolução. A secretaria também informou que abrirá um processo administrativo para apuração do caso, com possíveis medidas legais cabíveis dispostas no Código de Defesa do Consumidor, desde multas até a interrupção do serviço.

Em nota, o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, afirmou que a resolução prevê que as informações entre as plataformas, motoristas e passageiros sejam claras e precisas, e que o consumidor não pode ser surpreendido por cobranças extras. A secretaria continuará observando o cumprimento da resolução e apurando novas denúncias.

Até o momento, mais de 400 mensagens sobre o uso de ar-condicionado em carros por aplicativo foram enviadas para a secretaria. Os passageiros que se sentirem lesados podem entrar em contato pelo WhatsApp (21) 9336-4848 ou demais canais oficiais da pasta.

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