Vendas dos supermercados crescem 3,09% em 2023, com expectativa de mais 2,5% de crescimento em 2024, segundo Abras

As vendas nos supermercados brasileiros registraram um crescimento de 3,09% em 2023 em comparação com o ano anterior, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) nesta quarta-feira (24). Esse aumento expressivo nas vendas pode ser atribuído a diversos fatores, como a menor inflação dos preços dos alimentos consumidos em casa em comparação com o consumo fora do lar, o que contribuiu significativamente para o incremento do consumo das famílias ao longo do ano.

O vice-presidente da Abras, Marcio Milan, enfatizou que o cenário econômico ao longo do ano foi favorável à expansão do consumo, incluindo a queda no desemprego e os programas sociais que tiveram um impacto positivo no poder de compra das famílias. A projeção da Abras para o ano de 2024 é de um crescimento de 2,5%, considerando o controle da inflação, que está permitindo a recomposição do poder de compra dos consumidores, e também o reajuste do salário mínimo acima da inflação oficial, que deve contribuir para impulsionar as compras nos próximos meses.

O vice-presidente da associação ressalta que o cenário macroeconômico sinaliza para um crescimento gradual do consumo ao longo do ano, acompanhando as sazonalidades, o comportamento das principais safras, os fatores climáticos como excesso de chuva, secas e ondas de calor, bem como a demanda internacional de alimentos.

Além disso, a Abras também aponta o efeito do pagamento do abono salarial do PIS/Pasep, que deve destinar R$ 28 bilhões a 25 milhões de trabalhadores, como um fator que impulsionará as vendas nos supermercados nos próximos meses.

Os números divulgados pela Abras indicam que o setor supermercadista tem perspectivas positivas para o crescimento das vendas nos próximos anos, impulsionado por diversos fatores econômicos e sociais que estão contribuindo para o aumento do consumo das famílias brasileiras. A expectativa é de que, com um cenário econômico favorável e medidas governamentais de apoio, o setor continue a apresentar resultados positivos nos próximos anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo