Seminário sobre REDD+ acontece em Belém para debater a redução de emissões provenientes de desmatamento e degradação florestal

O debate sobre a redução das emissões provenientes de desmatamento e degradação florestal, conhecido como REDD+, está sendo tema de um seminário que teve início nesta quinta-feira (25) e vai até sexta-feira (26), em Belém, no Pará. O evento, chamado Diálogos pelo Clima, foi promovido pelo Fundo Brasileiro Para a Biodiversidade (Funbio) em parceria com o Ministério Público do Pará e tem como objetivo promover uma troca de ideias e buscar soluções locais relacionadas à descarbonização e ao mercado de carbono.

Pioneiro na implementação desse instrumento, o Brasil capta recursos internacionais com base na redução do desmatamento. Além disso, o país sediará a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 30) da Organização das Nações Unidas (ONU) em novembro de 2025, na capital paraense, onde o REDD+ e outros temas também serão discutidos.

Segundo a diretora de Projetos do Funbio, Andréia Mello, o objetivo do seminário é aproximar o debate sobre REDD+ dos territórios mais sensíveis aos impactos das mudanças climáticas. A parceria estabelecida com o Ministério Público do Pará é fundamental, uma vez que o sistema judiciário atua fortemente na ponta das comunidades e povos originários.

O procurador de Justiça do Pará, César Matta Júnior, ressaltou a importância da existência de espaços preparatórios para os debates que acontecerão na COP 30. Ele destacou a relevância da parceria entre o MP-PA e o Funbio para colaborar efetivamente com sugestões e mostrar a realidade do que é vivido na região amazônica.

Além dos representantes do Ministério Público, o evento conta com a participação de organizações como o World Wildlife Fund (WWF), The Nature Conservancy (TNC), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

O resultado dos debates do Diálogos pelo Clima fará parte de um livro inédito, cujo lançamento está previsto para o dia 5 de setembro, Dia da Amazônia. A publicação integrará a coletânea de 10 livros produzidos a partir de eventos realizados tanto em formato online quanto presencial, a ser lançada durante a COP30.

A conferência, que terá Belém como sede em 2025, deve tratar de temas que passam pela transição energética, descarbonização, eliminação do uso de combustíveis fósseis e preservação da biodiversidade da Floresta Amazônica. O anúncio foi feito pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em 11 de dezembro de 2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo