Rei Charles III é hospitalizado para cirurgia de próstata, mas doença não está relacionada a câncer.

Na última sexta-feira (25), o Palácio de Buckingham divulgou que o rei Charles III foi hospitalizado para realizar uma cirurgia contra um quadro de próstata aumentada. A hiperplasia prostática benigna (HPB), conhecida como aumento da próstata, é uma doença que afeta cerca de 50% dos homens acima dos 50 anos de idade, de acordo com informações da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Apesar de benigna, a hiperplasia prostática não está relacionada a nenhum tipo de câncer na próstata e não aumenta o risco para o desenvolvimento dessa doença. Os sintomas compreendem dificuldade de urinar, jato urinário fraco, sensação de que a bexiga não foi completamente esvaziada, aumento do número de idas ao banheiro durante a noite e vontade incontrolável de urinar. Em alguns casos, pode haver presença de sangue na urina, infecção urinária de repetição, cálculos na bexiga, retenção urinária e insuficiência renal.

O tratamento do aumento benigno da próstata geralmente começa com o uso de medicamentos que bloqueiam o crescimento da mesma. Porém, em casos mais graves, a cirurgia de raspagem da próstata pode ser necessária. Durante esse procedimento minimamente invasivo, o paciente é liberado do hospital alguns dias após a cirurgia.

Segundo o urologista Rogério de Fraga, o principal objetivo do tratamento é proteger o sistema urinário, prevenindo lesões nos rins e melhorando a qualidade de vida do paciente.

O rei Charles III, que assumiu o trono britânico após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth, está sendo acompanhado por uma equipe médica especializada e recebeu todo o apoio e conforto da família real durante o processo. O Palácio de Buckingham não divulgou detalhes sobre o progresso do tratamento e a previsão para a alta hospitalar do monarca.

Enquanto isso, especulações sobre a saúde da realeza continuam a circular, mantendo a atenção dos britânicos e do mundo todo voltada para o andamento da situação do rei Charles III.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo