Canadá adia a ampliação da lei de eutanásia para doentes mentais devido a falta de formação médica adequada.

O Canadá decidiu adiar a ampliação de sua lei de eutanásia para pessoas doentes mentais, alegando que os médicos ainda não receberam formação apropriada para lidar com esse tipo de situação. A nova medida, que estava prevista para os pacientes com doenças mentais poderem solicitar a eutanásia a partir de março de 2023, foi postergada em um ano por conta da falta de preparo adequado por parte dos profissionais de saúde.

Mark Holland, ministro da Saúde, se pronunciou sobre o tema, enfatizando que o sistema ainda não está pronto para essa ampliação e que é necessário mais tempo para sua aplicação. Ele também destacou que nos próximos dias serão apresentadas normas que irão adiar mais uma vez a implementação dessa medida, mas não entrou em detalhes sobre o prazo exato dessa prorrogação.

Holland ressaltou que, “O sofrimento mental e o sofrimento físico têm equivalência. A questão é o grau de disposição do paciente”, enfatizando a importância de fazer tudo da maneira correta e de tomar o tempo necessário para garantir a segurança dos envolvidos.

Na segunda-feira, o Comitê Misto Especial sobre Assistência Médica para Morrer afirmou em um relatório que muitos profissionais ainda estão preocupados com questões como a distinção entre os pedidos de eutanásia e os de suicídio, bem como em proteger os mais vulneráveis da sociedade. Além disso, foi informado que apenas cerca de 2% dos 5.000 psiquiatras canadenses receberam a formação necessária para lidar com casos de eutanásia.

Desde a aprovação da lei em 2016, quase 45.000 canadenses receberam assistência médica para morrer. No entanto, o país ainda trabalha para implementar as salvaguardas adequadas para expandir a eutanásia para pacientes com doenças mentais. Atualmente, poucos países e jurisdições, principalmente na Europa, permitem o suicídio assistido por médicos.

Essa decisão levanta questões importantes sobre a preparação dos profissionais de saúde e a segurança dos pacientes, trazendo à tona um debate sobre a eutanásia em casos de doenças mentais no Canadá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo