De acordo com o senador, a adoção de jogos na educação pode proporcionar maior engajamento dos estudantes, adaptabilidade aos diferentes níveis de aprendizagem, ambiente seguro de aprendizado, desenvolvimento de habilidades cognitivas e feedback imediato, além de enriquecer a experiência educativa.
Viana enfatiza que os jogos eletrônicos podem ser adaptados para diferentes níveis de complexidade e dificuldade, permitindo assim que sejam utilizados em diferentes faixas etárias e níveis de aprendizagem. Além disso, proporcionam um ambiente de aprendizado seguro e livre de julgamentos, onde os estudantes podem cometer erros e experimentar diferentes estratégias sem medo de reprovação, encorajando a tentativa e o erro, fundamentais para o processo de aprendizagem.
O senador destaca também que os jogos eletrônicos são altamente envolventes e motivadores, ajudando os estudantes a se sentirem mais engajados e entusiasmados em aprender, o que pode aumentar a dedicação e o interesse.
Viana ressalta que os jogos eletrônicos podem ser uma ótima maneira de desenvolver habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, tomada de decisão e resolução de problemas, já que muitos exigem que os jogadores pensem de forma estratégica e tomem decisões rápidas.
O projeto ainda está em fase inicial e aguarda a designação de um relator para que possa avançar nas discussões e análises. A proposta de Viana certamente traz à tona um debate relevante sobre a incorporação de novas tecnologias e ferramentas educacionais no contexto escolar, ampliando as possibilidades de ensino e aprendizagem para os estudantes.
Se aprovado, o projeto poderá representar uma mudança significativa na forma como a educação é concebida e aplicada, impactando diretamente a relação entre os alunos e os conteúdos pedagógicos. A utilização de jogos eletrônicos como ferramenta educativa pode abrir novos horizontes e oportunidades para a prática docente e o processo de aprendizagem.