MEC divulga resultado definitivo do Sisu 2024 com recorde de inscrições e vagas destinadas a ações afirmativas.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na tarde desta quarta-feira (31), o resultado definitivo dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A divulgação estava prevista para terça-feira (30), mas foi adiada devido a problemas técnicos. As informações podem ser consultadas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Sisu.

O MEC reportou que o processo seletivo de 2024 do Sisu recebeu 1.271.301 de inscrições, correspondendo a 57,6% do número de candidatos aptos para essa edição do programa (2.209.175). Esta foi a maior taxa de participação dos últimos sete anos.

Neste ano, o processo seletivo disponibilizou 264.181 vagas para o primeiro e segundo semestres de 2024, em 6.827 cursos de graduação, em 127 instituições de educação superior que aderiram ao programa. Do total de vagas, 53,6% são destinadas a ações afirmativas, previstas na Lei de Cotas, que trata do acesso à educação superior de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas, de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Quem foi selecionado na primeira chamada do Sisu deve fazer matrícula ou registro acadêmico na instituição no período de 1º a 7 de fevereiro, no mesmo Portal Único de acesso ao sistema. O MEC alerta que é de responsabilidade do candidato observar os procedimentos e a documentação necessários para matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos em edital próprio de cada instituição. O edital prevê ainda que a universidade ou faculdade deve oferecer acesso gratuito à internet para a inscrição, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição.

Para aqueles que não forem selecionados nesta etapa, é possível ainda manifestar interesse pela lista de espera por vagas vindas da desistência dos selecionados na primeira chamada, a partir do dia 31 de janeiro até 7 de fevereiro. A participação na lista de espera também ocorre na página do Sisu no portal Acesso Único.

Desde 2010, o sistema informatizado gerenciado pelo MEC reúne as vagas de graduação ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo