MEC admite divulgação indevida de resultados do Sisu e gera frustração em estudantes

Erros técnicos marcaram a divulgação dos resultados provisórios do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nesta sexta-feira (2). O Ministério da Educação (MEC) confirmou que resultados não homologados ficaram disponíveis por 25 minutos na manhã do dia 30 de janeiro. Em nota à imprensa, o MEC informou que a divulgação indevida está sob investigação.

“O que houve foi uma divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos da manhã do dia 30 de janeiro. A ocorrência está sendo rigorosamente apurada”, diz a nota do MEC.

Apesar do transtorno, o MEC afirma que o sistema é seguro e que os resultados oficiais não serão modificados. Os candidatos não selecionados na chamada regular ainda podem entrar na lista de espera até o dia 7 de fevereiro.

A divulgação indevida impactou de forma negativa diversos estudantes pelo país, que chegaram a ver seus nomes na lista de aprovados para vagas nas universidades e instituições públicas de ensino superior. No entanto, ao ocorrer a divulgação oficial dos resultados, muitos desses nomes não constavam mais na lista de selecionados da primeira chamada.

Isso gerou relatos de frustração e ansiedade por parte dos estudantes, que viram seus sonhos aparentemente se desfazerem em questão de minutos. Alguns chegaram a classificar a situação como o fim de um sonho e alegaram ter tido suas vidas jogadas no lixo.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) criou uma página para receber as queixas e mapear o número de casos. Em uma hora, a entidade já havia recebido 50 relatos, e pretende pedir esclarecimentos ao MEC e tomar providências futuras, inclusive judiciais.

O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo MEC que seleciona os estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, mais de 2 milhões de estudantes disputam 264.360 vagas, distribuídas em 6.827 cursos de graduação entre as 127 instituições de educação superior participantes do programa.

Os selecionados na primeira chamada podem iniciar o processo de matrícula a partir desta sexta-feira (2).

É importante ressaltar que o ministério não deve alterar os resultados oficiais e que os estudantes que não foram selecionados na primeira chamada ainda têm a oportunidade de ingressar na lista de espera até o dia 7 de fevereiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo