Entenda o que são vasinhos e como é possível o tratamento a laser para eliminá-los de vez da pele

Dermatologistas explicam porque os vasinhos na pele aparecem e como tratá-los

Os vasinhos, também conhecidos como telangiectasias, são pequenos vasos sanguíneos dilatados que foram danificados e tornam-se visíveis abaixo da superfície da pele. Eles são comuns ao redor do nariz, bochechas e queixo. O dermatologista Mitchel Goldman, conhecido por seu trabalho com tratamentos de veias, esclarece que os vasinhos não são prejudiciais, mas podem causar desconforto estético. O médico de San Diego explica que a principal causa para o aparecimento desses vasos é a exposição solar, que destrói a camada que envolve os vasos sanguíneos, tornando-os visíveis na pele.

Além da exposição solar, outros fatores como envelhecimento, traumas faciais e aumento dos níveis sanguíneos de estrogênio, também podem predispor o surgimento de vasinhos. A exposição ao sol é o fator de risco número um para o aparecimento dos vasinhos, de acordo com dermatologistas.

Por outro lado, a genética e o envelhecimento também têm um papel importante nesse processo. Dermatologistas explicam que os tratamentos mais eficientes para se livrar dos vasinhos são o laser de corante pulsado e o laser Nd:YAG. O calor do laser destrói o vaso sanguíneo, fazendo com que ele encolha e eventualmente se dissolva e seja reabsorvido pelo corpo.

Além disso, Goldman e a dermatologista Amy Huang também mencionaram a terapia com luz intensa pulsada como uma opção para eliminar os vasinhos. Ambos alertam que o tratamento pode causar alguma dor, mas os efeitos colaterais, como hematomas, são mínimos.

No entanto, para evitar cicatrizes ou alterações na pigmentação, é importante consultar um dermatologista credenciado ou outro médico com experiência nesses procedimentos. É relevante destacar que os vasinhos geralmente desaparecem permanentemente após o tratamento, mas podem voltar se a exposição ao sol continuar. Outra forma de prevenir o surgimento dos vasinhos é usar protetor solar diariamente, com FPS 30 ou superior.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo