São Paulo vence Palmeiras nos pênaltis e conquista título inédito da Supercopa do Brasil

O São Paulo alcançou, neste domingo (4), a conquista que escapava há 94 anos de história: a taça da Supercopa do Brasil. O Tricolor, que já havia sido campeão da Copa do Brasil de 2023, derrotou o Palmeiras, vencedor do último Campeonato Brasileiro, nos pênaltis, por 4 a 2, após um empate sem gols no tempo normal. O confronto foi realizado no Mineirão, em Belo Horizonte.

Essa vitória ampliou a superioridade do São Paulo sobre o Palmeiras em finais, sendo a quarta vez que os rivais decidiram um título, com o Tricolor emergindo vitorioso em três delas. Considerando confrontos eliminatórios, o time do Morumbi agora detém 17 triunfos sobre o Verdão, em 22 encontros.

Este também foi o primeiro título de Thiago Carpini como técnico, aos 39 anos. Carpini chegou ao São Paulo em janeiro passado, substituindo Dorival Júnior. O treinador já havia atingido a final do Paulistão no ano anterior, mas acabou perdendo para o Palmeiras quando comandava o Água Santa.

Uma novidade destacada foi a presença das torcidas de ambos os clubes no estádio, algo que não ocorria desde abril de 2016. A final, que aconteceu em Belo Horizonte, reuniu mais de 600 agentes de segurança, além de helicópteros, drones, cães farejadores e membros da tropa de elite da polícia de Minas Gerais.

A competição, este ano, recebeu o nome de Supercopa Rei, em homenagem a Pelé. A presença da família do Rei do Futebol e de outras personalidades do esporte na cerimônia de premiação trouxe um clima especial ao evento.

O jogo em si foi marcado por uma grande disputa, mas sem gols durante o tempo regulamentar. Após um confronto duro, a decisão foi levada para os pênaltis, nos quais o São Paulo acabou se sagrando campeão.

Dessa forma, a equipe do Morumbi encerrou a espera de 94 anos para conquistar a Supercopa do Brasil, em uma final histórica e emocionante que marcou a retomada das torcidas aos clássicos do futebol brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo