Inscrições para a 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas estão abertas: Confira todos os detalhes e fases da competição.

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) anunciou a abertura das inscrições para a décima nona edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) nesta segunda-feira (5). A competição é considerada a maior do país e envolve estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A inscrição é aberta para instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas, e será feita pelas escolas na página oficial da OBMEP até o dia 15 de março.

A OBMEP distribuirá 8.450 medalhas nacionais, com 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os alunos premiados nacionalmente serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece uma bolsa de R$ 300 para os participantes de escolas públicas. Além disso, há a premiação para os alunos com melhor desempenho estadual, com a previsão de distribuição de cerca de 20,5 mil medalhas estaduais. No entanto, a premiação estadual não permite acesso ao PIC.

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, destacou a importância das olimpíadas de conhecimento como parâmetro de desempenho acadêmico em processos seletivos, como a admissão em cursos de graduação. Ele ressaltou a importância da OBMEP, que completa quase duas décadas desde sua criação. A competição deste ano vai homenagear os 100 anos dos cientistas Johanna Döbereiner e César Lattes, cujas descobertas mostram o alto nível de produção científica no Brasil.

A olimpíada ocorre em duas fases. A primeira consiste em uma prova objetiva com 20 questões, e a segunda em uma prova discursiva com seis questões. A 1ª fase da OBMEP está marcada para 4 de junho, e os aprovados para a segunda etapa serão divulgados em 2 de agosto. A prova da 2ª fase está agendada para 19 de outubro, e os nomes dos premiados serão conhecidos no dia 20 de dezembro.

A OBMEP foi criada pelo IMPA em 2005, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). O coordenador-geral da OBMEP e pesquisador do IMPA, Claudio Landim, acredita que a competição pode despertar vocações para a pesquisa no país e destacou a importância das histórias dos cientistas Johanna Döbereiner e César Lattes. As inscrições estão abertas e os estudantes interessados em participar têm até o dia 15 de março para se inscreverem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo