Curso multidisciplinar inovador em Campinas bate recorde de concorrência em vestibular para formação de cientistas

A procura por um curso de graduação federal multidisciplinar, voltado para formar cientistas, teve um aumento surpreendente no último vestibular. A escola de ciência Ilum, localizada em Campinas (SP), recebeu mais de 4.900 inscrições no processo seletivo e registrou a marca de 97,3 candidatos por vaga em 2024. Esse aumento significativo na concorrência, que triplicou de um ano para outro, é um número incomum para um curso que foi aberto há apenas dois anos.

A intenção da instituição ao criar o curso de “bacharelado em ciência e tecnologia” foi acelerar a formação de seus alunos e colocá-los diretamente no doutorado, pulando o mestrado. De acordo com informações divulgadas pela própria instituição na semana passada, os nomes dos aprovados para ocupar as 40 vagas oferecidas já foram anunciados.

O curso, que é público e gratuito e tem um sistema diferenciado de vestibular, atraiu a atenção dos aspirantes a cientistas, atraindo até uma concorrência maior do que a enfrentada pelos vestibulandos que desejavam cursar medicina na USP. A Ilum, que é uma unidade do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), adotou uma carga horária pesada (atividades das 8h às 18h) com a intenção de formar a primeira turma após apenas três anos, em 2024.

O curso é estruturado em cinco eixos: ciências da vida, ciência de dados, linguagem matemática, humanidades e ciências da matéria, onde os alunos têm atividades com microscópios de força atômica, supercomputadores, e até colaboram em projetos no acelerador de partículas Sirius: um laboratório de R$ 1,8 bilhão. Com tanto empenho, benefícios para turbinar o tempo e a capacidade de estudo dos novos ingressos são oferecidos, juntamente com uma política de busca ativa por novos alunos.

A instituição disponibiliza uma bolsa de 50% para alunos de escola pública e oferece ainda moradia, ajuda de custo e computador pessoal para alunos de baixa renda. Em termos de diversidade, a Ilum tem atraído a atenção, pois a maioria dos ingressantes deste ano é de mulheres (62,5%). É perceptível que a Ilum está empenhada em oferecer uma formação avançada para os seus alunos, que já começam a chamar a atenção de empresas do mercado, mesmo que a proposta inicial tenha sido focada na carreira acadêmica.

É evidente que cursos como o da Ilum são necessários para o avanço da ciência e das tecnologias que estão em ascensão. Ao seguir essa mesma lógica inovadora, o novo núcleo do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), onde o bacharelado em matemática da tecnologia e inovação é oferecido, busca também a admissão de candidatos com alto potencial, com destaque para o raciocínio acima do conhecimento adquirido. É evidente que novas possibilidades de formação têm sido vislumbradas por instituições de ensino de todo o Brasil. Sem dúvida, uma iniciativa positiva para o avanço da ciência e da inovação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo