Desfiles do Grupo Especial de São Paulo começam com apresentação da Camisa Verde e Branco

Hoje é a tão esperada abertura dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital. A primeira agremiação a entrar na avenida é a tradicional escola de samba Camisa Verde e Branco, com início marcado para as 23h15. Em seguida, será a vez da Barroca Zona Sul, que desfilará às 00h20, seguida pela Dragões da Real, Independente Tricolor, Acadêmicos do Tatuapé, Mancha Verde e Rosas de Ouro.

A Camisa Verde e Branco, conhecida como uma das mais tradicionais agremiações da Barra Funda, apresentará o samba-enredo “Adenla – O Imperador nas Terras do Rei”, que celebra o poder e a fé dos africanos e dos negros brasileiros, com destaque para as divindades Oxóssi, Exu, Orunmilá e Oxum. Em seguida, a Barroca Zona Sul, que comemora 50 anos de existência, trará para a avenida o samba-enredo “Nós Nascemos e Crescemos no Meio de Gente Bamba, Por Isso que Nós Somos a Faculdade do Samba – 50 anos de Barroca Zona Sul”.

A terceira escola a se apresentar será a Dragões da Real, com o samba-enredo “África – Uma Constelação de Reis e Rainhas”, que tem como objetivo exaltar a história não contada sobre o continente africano, evidenciando seus grandes reinados e características como a coragem, a resistência, a diplomacia e a sabedoria dos negros. A Independente Tricolor levará para a avenida o samba-enredo “Agojie, a Lâmina da Liberdade!”, que homenageia as guerreiras amazonas que protegeram o reino africano de Daomé.

Posteriormente, a Acadêmicos do Tatuapé trará o samba-enredo “Mata de São João – Uma Joia da Bahia Símbolo de Preservação! Entre Cantos e Tambores. Viva a Mata de São João!”, celebrando os atrativos da cidade baiana Mata de São João e sua relação com a cultura e religiosidade africana. Já a Mancha Verde, vice-campeã do Grupo Especial em 2023, apresentará o samba-enredo “Do Nosso Solo Para o Mundo: o Campo que Preserva, o Campo que Produz, o Campo que Alimenta”, que retrata a cultura agrícola brasileira.

Por fim, a Rosas de Ouro, última escola a desfilar, homenageará o aniversário de 70 anos do Parque do Ibirapuera, símbolo da cidade de São Paulo, com o samba-enredo “Ibira 70 – A Rosas de Ouro é São Paulo no Carnaval 2024”. E assim, a expectativa para o início dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo só cresce, prometendo uma noite de muita alegria e emoção para todos os presentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo