Inscrições para o Concurso Nacional Unificado terminam hoje; provas estão marcadas para 5 de maio e resultado para 30 de julho.

Hoje (9) é o último dia de inscrições no Concurso Nacional Unificado (CNU), organizado pela Fundação Cesgranrio. As provas estão marcadas para o dia 5 de maio e o resultado final está previsto para 30 de julho.

Os candidatos inscritos têm a possibilidade de escolher o bloco de conhecimento ao qual desejam concorrer, dentre os oito editais disponíveis, e definir a ordem de preferência das vagas no momento da inscrição. É fundamental compreender como estão estruturadas as etapas e provas do certame.

O concurso conta com até três fases para os cargos de nível superior, de acordo com a escolha do cargo. A primeira etapa inclui a prova objetiva, com 70 questões de múltipla escolha, e a prova discursiva, que pode abordar questões de conhecimento geral ou específicas.

Todas as provas terão 20 questões de conhecimentos gerais, que incluem temas como políticas públicas, democracia e cidadania, Constituição Federal, Programa Nacional de Direitos Humanos, valores éticos do serviço público, diversidade e inclusão, administração e finanças públicas.

As 50 questões de conhecimentos específicos variam de acordo com o edital e cada prova é dividida em cinco blocos temáticos de conteúdo. A pontuação mínima na prova objetiva para correção da prova discursiva é de 40% de acertos, dentro do número de nove vezes o número de vagas de cada cargo.

Os candidatos podem conferir todas as informações sobre o concurso no portal gov.br/concursonacional. Para a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ester Dweck, o modelo da prova foi elaborado para selecionar pessoas que conheçam a realidade do país.

As provas do Concurso Nacional Unificado serão aplicadas em dois turnos. Pela manhã, os candidatos farão as provas objetivas de conhecimentos gerais e a discursiva, com duração de duas horas e 30 minutos. As provas objetivas de conhecimentos específicos terão duração de três horas e 30 e serão aplicadas no turno da tarde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo