Alagamento atinge campus da UnB em Brasília e causa danos ao Instituto de Física

A tragédia causada pelo alagamento na Universidade de Brasília (UnB) na noite da última sexta-feira (9) mobilizou a comunidade acadêmica para a recuperação dos materiais e equipamentos prejudicados. O Instituto de Física (IF), unidade mais afetada, teve danos significativos em equipamentos, documentos, livros e mobiliário.

Segundo a reitoria da UnB, o diretor do IF, Olavo Filho, juntamente com os docentes, técnicos e estudantes, se mobilizaram rapidamente para minimizar os prejuízos. A reitora Márcia Abrahão e o vice-reitor, Enrique Huelva, estiveram presentes no campus Darcy Ribeiro para avaliar os impactos causados pela forte chuva que caiu no Distrito Federal.

A região da Asa Norte, onde fica a UnB, foi fortemente atingida pela chuva, com pistas totalmente submersas. A reitoria da UnB apontou as deficiências no sistema de drenagem de águas da Asa Norte como um fator que contribuiu para o alagamento, além da topografia da região, que propiciou a inundação de parte do subsolo do Instituto de Ciências Central (ICC Centro) e do auditório do departamento de Engenharia Florestal.

A UnB também destacou que, como resposta a um evento semelhante em 2019, foram realizadas obras de contenção abrangendo todas as unidades localizadas no subsolo do ICC, uma edificação com mais de 50 anos. Essas medidas visavam minimizar os danos causados por alagamentos.

A mobilização da comunidade acadêmica para lidar com as consequências do alagamento demonstra a união e solidariedade dos envolvidos. Ações rápidas e efetivas foram tomadas para recuperar o máximo possível dos materiais afetados, refletindo o comprometimento e a força da instituição diante de situações de emergência.

A UnB ressaltou a importância de medidas preventivas e de melhorias na infraestrutura para enfrentar desafios semelhantes no futuro, visando garantir a segurança e integridade de todos os espaços da universidade. A situação na UnB é um lembrete da importância de investimentos em infraestrutura e planejamento para lidar com o impacto das mudanças climáticas e garantir a proteção de patrimônios acadêmicos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo