Flecha da catedral de Notre Dame estará visível ao público até os Jogos Olímpicos de Paris após incêndio de 2019

A catedral de Notre Dame, que foi devastada por um incêndio em 2019, está se recuperando aos poucos. A famosa flecha, criada pelo arquiteto Eugène Viollet Le Duc, será totalmente visível em breve ao público. Um dos marcos da emblemática paisagem parisiense, a estrutura de 96 metros, que foi reconstruída no topo da construção gótica, terá os andaimes que a cercam totalmente retirados.

A remoção dos andaimes, que teve início há poucos dias, pretende deixar a flecha totalmente visível até os Jogos Olímpicos de Paris. Feita de madeira maciça de carvalho coberta por uma tampa de chumbo, o pináculo da flecha foi recriado nos mesmos moldes definidos por Le Duc no século XIX, com materiais originais escolhidos e validados em 2020 pela Comissão Nacional do Patrimônio e Arquitetura.

O conjunto de andaimes pesa 600 toneladas, com 100 metros de altura e composto por 70 mil peças metálicas. Todos os 48 níveis dos andaimes, ligados diretamente à estrutura, permitiram a montagem da flecha e de todas as peças maciças de carvalho, seguida da colocação da cobertura em chumbo.

A icônica flecha desabou, junto com outras partes da catedral, em 15 de abril de 2019, durante um grande incêndio que chocou o mundo. A reabertura da catedral está programada para 8 de dezembro, e os trabalhos de reconstrução continuarão durante os Jogos Olímpicos, que serão realizados de 26 de julho a 11 de agosto, seguidos pelos Jogos Paraolímpicos, de 28 de agosto a 8 de setembro. As investigações sobre o incêndio ainda estão em andamento, com a investigação preliminar apontando para uma causa acidental.

Assim, a catedral de Notre Dame segue se recuperando aos poucos, trazendo esperança e perspectivas de renascimento para um dos monumentos mais importantes e simbólicos de Paris. Avisos de fechamento temporário devido à conclusão das obras podem ser divulgados, mas em pouco tempo, a famosa catedral estará novamente aberta ao público, proporcionando a todos a oportunidade de admirar mais uma vez a beleza e grandiosidade desse monumento histórico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo