Coreia do Sul e Cuba restabelecem relações diplomáticas após 65 anos de rompimento, informa Ministério das Relações Exteriores de Cuba.

As relações entre Coreia do Sul e Cuba foram restabelecidas nesta quarta-feira (14), depois de quase 70 anos de rompimento. A notícia foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores de Cuba, que anunciou a instituição diplomática de maneira sucinta: “No dia 14 de fevereiro de 2024, foram estabelecidas as relações diplomáticas e consulares entre a República de Cuba e a República da Coreia”. O restabelecimento das relações diplomáticas aconteceu na sede das Nações Unidas, em Nova York, com a troca de notas diplomáticas entre as representações dos dois países.

A última vez em que a Coreia do Sul e Cuba tiveram relações diplomáticas foi em 1959. As duas nações haviam estabelecido relações em 1949, mas o rompimento ocorreu após o triunfo da Revolução Cubana. No entanto, mesmo sem relações diplomáticas, os dois países mantinham uma importante relação comercial. Segundo um estudo publicado em 2021 por um centro de pesquisa cubano, existe uma significativa relação comercial entre as duas nações, especialmente nos setores de indústria automobilística, eletrodomésticos e telefonia celular. Desde 2005, a Coreia do Sul mantém uma representação permanente do escritório de promoção de investimento comercial em Havana.

Além disso, a seguradora de comércio exterior da Coreia do Sul concedeu a Cuba uma linha de crédito de 70 milhões de dólares (R$ 248,5 milhões) de acordo com o estudo publicado em 2021. A relação entre Cuba e a Coreia do Norte, que conta com laços políticos firmes desde a década de 1960, em plena Guerra Fria, também merece destaque. O presidente cubano Miguel Díaz-Canel se reuniu com o líder norte-coreano Kim Jong Un em 2018 e altos funcionários norte-coreanos estiveram em Havana, onde ressaltaram os “excelentes vínculos entre ambos os povos, partidos e governos”.

Apesar da falta de relações diplomáticas, há anos cresce a admiração de jovens cubanos pela onda de música popular sul-coreana K-pop. Em 2014, um pequeno centro de estudos de língua coreana foi criado em Havana. A instituição das relações diplomáticas entre Coreia do Sul e Cuba é um passo significativo na reaproximação entre os dois países e pode representar grandes oportunidades comerciais e de intercâmbio cultural para ambas as nações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo