Congressista republicano faz alerta à China sobre possível invasão de Taiwan e afirma que qualquer tentativa fracassaria.

O congressista republicano americano Mike Gallagher, conhecido por suas críticas à China, fez um alerta direto a Pequim nesta quinta-feira (22). Durante uma visita à ilha de Taiwan, Gallagher declarou que qualquer tentativa de invadir o território resultaria em fracasso.

Gallagher, que preside o Comitê sobre a China da Câmara de Representantes, lidera uma delegação de cinco legisladores dos Estados Unidos que se reuniram com as principais autoridades taiwanesas, incluindo a presidente Tsai Ing-wen. Durante a visita, o congressista acusou a China de praticar “bullying” com Taiwan, destacando a determinação do território em enfrentar essa pressão.

O legislador republicano também enfatizou o forte apoio bipartidário do Congresso dos Estados Unidos a Taiwan, ressaltando que a ilha tem enfrentado o bullying com resiliência e prosperidade. Os Estados Unidos são o principal aliado de Taiwan, o que tem gerado tensões com Pequim, que considera Taiwan parte de seu território e já declarou não descartar o uso da força para recuperar o controle.

Segundo a porta-voz da presidência taiwanesa, Olivia Lin, a visita da delegação americana demonstra o firme apoio bipartidário do Congresso dos Estados Unidos a Taiwan. Lin acrescentou que Taiwan e os Estados Unidos podem continuar aprofundando o comércio e a cooperação, além de assegurar conjuntamente a paz, a estabilidade e a prosperidade regionais, enquanto defendem a democracia e a liberdade.

A visita da delegação dos EUA acontece após as eleições presidenciais de janeiro em Taiwan, vencidas pelo atual vice-presidente Lai Ching-te, do governante Partido Progressista Democrático. Pequim classifica esse partido como separatista, o que aumenta ainda mais as tensões entre as partes.

A delegação dos Estados Unidos permanecerá em Taiwan até sábado como parte de um giro pela região da Ásia-Pacífico. A visita ocorre em um contexto de crescente tensão entre Estados Unidos e China, sendo Taiwan um dos principais pontos de conflito entre as duas potências globais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo