Projeto de lei combatendo evasão escolar por maternidade precoce aguarda relatório na Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

A senadora Augusta Brito (PT-CE) apresentou o Projeto de Lei (PL) 3.748/2023 com o intuito de criar medidas para enfrentar a evasão escolar decorrente da maternidade ou parentalidade precoce. A proposta visa assegurar que o Estado garanta condições para que jovens pais tenham acesso e permanência na escola, possibilitando assim a continuidade de seus estudos.

Segundo a senadora, o objetivo do projeto é incentivar pais adolescentes a transformarem suas vidas por meio da educação. Acreditando que a escola pode ser um caminho para uma vida melhor, Augusta Brito destaca a importância de se criar políticas públicas que apoiem jovens que se veem diante da dupla responsabilidade de cuidar de um filho e estudar.

Atualmente, o PL 3.748/2023 aguarda o relatório do senador Marcelo Castro (MDB-PI) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A expectativa é de que o projeto seja debatido e avaliado com seriedade, a fim de encontrar soluções eficazes para combater a evasão escolar entre jovens pais.

Diante de um cenário em que a maternidade e a paternidade precoce muitas vezes se tornam empecilhos para a continuidade dos estudos, a iniciativa da senadora Augusta Brito representa um passo importante na busca por igualdade de oportunidades e no apoio a jovens que desejam construir um futuro melhor para si e para seus filhos.

É fundamental que o Estado atue de forma ativa na promoção da educação e no combate à evasão escolar, garantindo que todos os jovens, independentemente de sua situação familiar, tenham acesso a uma formação de qualidade. A aprovação e implementação do PL 3.748/2023 podem representar um avanço significativo nesse sentido, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo