Vice, gigante digital de mídia, anuncia cortes de empregos e não publicará mais reportagens em seu principal site.

A empresa de mídia digital Vice, que durante anos foi uma das queridinhas do público jovem, anunciou na quinta-feira que não vai mais publicar reportagens em seu principal site e que irá demitir centenas de funcionários.

Conhecida por suas notícias de vanguarda e conteúdo de estilo de vida, a Vice foi uma das estrelas de uma geração de empresas de mídia digital, mas passou a enfrentar dificuldades com a queda nas receitas de publicidade.

A decisão da Vice é a mais recente em um setor que enfrenta muitos problemas nos Estados Unidos. No ano passado, o BuzzFeed News também encerrou suas atividades após 12 anos no mercado.

Com a mudança, haverá um realinhamento nos recursos e otimização das operações na Vice, afirmou Bruce Dixon, CEO do Vice Media Group, em um memorando divulgado aos funcionários da empresa.

Essa medida resultará na demissão de centenas de funcionários. Segundo Dixon, a razão para isso é que a distribuição de conteúdo digital já não é mais rentável da forma como era feita anteriormente.

No futuro, a empresa buscará parcerias com empresas de comunicação consolidadas para distribuir conteúdo digital, incluindo notícias, enquanto faz a transição para um modelo de estúdio de produção.

A notícia é um grande revés para uma empresa de mídia que, seis anos atrás, foi avaliada em 5,7 bilhões de dólares, mas que apresentou pedido de falência em maio do ano passado. Posteriormente, um grupo de credores liderado pelo Fortress Investment Group adquiriu a empresa por quase 350 milhões de dólares.

Com a desaceleração do mercado de publicidade digital e condições de crédito mais restritivas, o ano passado foi particularmente difícil para empresas de comunicação relativamente jovens, como a Vice.

Fundada em 1994 como uma revista canadense, a Vice cresceu até virar um grupo de mídia digital, com sites de notícias e programas de televisão. Desde o início, a empresa apostou na imagem de “bad boy” do setor digital e obteve muito sucesso com o público jovem.

Em 2018, o cofundador Shane Smith renunciou ao cargo de CEO depois que a empresa foi alvo de denúncias de assédio moral, o que resultou na demissão de três funcionários.

A Vice é mais um exemplo das dificuldades enfrentadas pelas empresas de mídia digital, com a crescente desafio em monetizar o entusiasmo por sua marca para atender às expectativas dos investidores. A queda nas receitas de publicidade digital e as condições de crédito mais restritivas tornaram o ambiente ainda mais difícil para essas empresas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo