Temporal no Rio de Janeiro deixa nove mortos, incluindo criança de 6 anos encontrada debaixo de escombros em Mendes.

O estado do Rio de Janeiro foi atingido por um forte temporal na quarta-feira (21), resultando em nove mortes. A última vítima encontrada nos escombros foi uma criança de apenas 6 anos, que estava desaparecida após um deslizamento de terra no município de Mendes.

Segundo informações da Defesa Civil municipal de Japeri, localizada na Baixada Fluminense, duas mortes ocorreram na região: um menino de 2 anos e uma mulher de 24 anos, em desabamentos em locais distintos.

Em Barra do Piraí, no sul do estado, quatro pessoas perderam a vida no Morro do Gama, após um deslizamento de terra atingir uma casa de três andares. Felizmente, quatro indivíduos foram resgatados com vida dos escombros.

Já em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, dois homens adultos faleceram devido às fortes chuvas nos bairros Ipiranga e Jardim Pernambuco.

Diante desse cenário trágico, secretários do governo estadual se reuniram na sexta-feira (23) na Câmara Municipal de Japeri, buscando facilitar e agilizar as ações para reduzir os impactos causados pelos temporais. Representantes do governo federal e prefeitos das cidades afetadas estiveram presentes no encontro.

Durante a reunião, os secretários de Governo, Bernardo Rossi, e de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, receberam as demandas dos municípios a fim de aprimorar as ações de apoio à população. Foi destacado um investimento de R$ 4,3 bilhões em obras no estado, por meio do programa Pacto-RJ, lançado em 2021, visando a retomada econômica e social do Rio de Janeiro.

O programa prevê investimentos de R$ 17 bilhões para garantir o crescimento sustentável em todas as 92 cidades do estado, abrangendo áreas como infraestrutura, desenvolvimento social, saúde, educação, segurança, desenvolvimento econômico, meio ambiente, cultura e lazer. A preocupação em garantir a segurança e bem-estar da população diante de eventos climáticos extremos como o que ocorreu nesta semana fica evidente nas ações e investimentos propostos pelo governo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo