Brasil debate potencial técnico para produção de hidrogênio em audiência pública com senadores e ministérios para atingir 1,8 bilhão de toneladas anuais.

O potencial técnico do Brasil para produzir 1,8 bilhão de toneladas de hidrogênio por ano foi tema de uma audiência pública conjunta das Comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Meio Ambiente (CMA), realizada nesta terça-feira (27). Senadores e representantes de ministérios debateram sobre como alcançar essa produção, aumentar a competitividade nacional e contribuir para a transição energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa.

O presidente da CI, senador Confúcio Moura (MDB-RO), destacou a importância do debate em torno do hidrogênio, ressaltando a necessidade de defender os interesses nacionais diante desse tema concorrido. Representantes de quatro ministérios estiveram presentes na audiência e apresentaram informações sobre o Programa Nacional de Hidrogênio (PNH2).

O Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Vasconcellos Barral, afirmou que o Brasil se destaca como um dos países com menor custo para produção de hidrogênio comercial. A proposta do PNH2 é implementar plantas piloto até 2025 e projetos de maior escala até 2030, com a possibilidade de criar hubs de hidrogênio até 2035.

A audiência ainda contou com a participação de representantes de empresas e instituições, como a Petrobras, a Embrapa e a CNI, que destacaram a importância do hidrogênio para diversos setores da economia, como a agricultura e a indústria. O uso de fontes renováveis na produção de hidrogênio e a necessidade de estabelecer um marco legal para o setor foram pontos abordados durante o debate.

Os participantes ressaltaram a relevância do hidrogênio como uma tecnologia essencial para a descarbonização e a transição para uma economia mais sustentável. A disponibilidade de recursos financeiros para os investimentos necessários e a colaboração entre governo, indústria e pesquisadores foram destacados como fundamentais para o avanço do setor.

O Brasil se mostra como um país com grande potencial para se tornar uma referência na produção de hidrogênio, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a construção de uma economia mais verde e competitiva. A discussão em torno do hidrogênio continua em pauta e novas ações e iniciativas devem ser implementadas para aproveitar todo o potencial dessa fonte de energia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo